sábado, 16 de agosto de 2025

Aeroporto de Florianópolis economiza 20% na conta de luz

Descubra como o Aeroporto de Florianópolis conseguiu economizar 20% na conta de luz.
Floripa Airport escolheu a Engie Brasil como parceira estratégica para migrar para o mercado livre de energia.

“O principal custo de um aeroporto é a energia elétrica. Temos uma economia de 20% no custo total de energia elétrica”, explicou. Ele ainda afirmou que um outro fator muito importante é a previsibilidade, pois permite contratar energia por 5, 10 anos e não fica mais sujeito às bandeiras tarifárias.

Impacto econômico vai muito além da economia de luz.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi eleito pela quinta vez consecutiva o melhor aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. Administrado pela Zurich Airport Brasil, o aeroporto da capital de Santa Catarina atingiu a nota mais alta na Pesquisa de Satisfação Geral dos Passageiros.

O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria, entre os 20 maiores aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2024. Florianópolis alcançou a nota 4,72, em uma escala que vai de 1 a 5. O aeroporto de Santa Catarina foi o único com média decimal acima de sete, entre todos os pesquisados.

Aeroportos de Florianópolis e Vitória ganham sistema de energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo.

Divulgação Zurich Airport Brasil

A concessionária Zurich Airport Brasil informa que implantou nos aeroportos de Florianópolis (SC) e Vitória (ES) um sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo, como parte de seu compromisso com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com as estratégias de ESG da indústria da aviação.

Os equipamentos, que entraram em funcionamento em março deste ano, garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões em solo funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).

Divulgação Zurich Airport Brasil

Antes disso, antes era necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina auxiliar a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. Assim, ao eliminar o uso das GPUs e APUs, planeja-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais no Aeroporto de Vitória.

O grupo suíço investiu R$ 21 milhões para instalar o sistema nas dez pontes de embarque de Florianópolis e nas seis pontes do terminal da capital capixaba. Além dos aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil, apenas outros 2 aeroportos no país oferecem a solução, afirma a concessionária.

Com um novo aporte de quase R$ 6,8 milhões, o sistema chegará ao Aeroporto Internacional de Natal, também administrado pela Zurich Airport Brasil.

“Para sermos efetivos na contribuição com a agenda climática precisamos transformar em ações nosso compromisso com o meio ambiente. O importante investimento feito pela Zurich Airport Brasil nesse projeto reforça a prioridade do tema para a empresa e representa um grande avanço na nossa estratégia de ESG”, destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

O programa conta com a adesão das principais companhias do país, Azul, GOL e LATAM, firmaram contrato com a administradora aeroportuária para usar o serviço desde o início do funcionamento. O projeto tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR) e Associação Brasileira de Aeroportos (ABR).
Aeroporto de Florianópolis vai diminuir emissão de mais de 1,3 mil toneladas de CO2 por ano.

Foram investidos mais de R$ 17 milhões em equipamentos e sistemas para usar energia renovável nos aviões em solo. (aeroin.net)

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