“O principal custo de um
aeroporto é a energia elétrica. Temos uma economia de 20% no custo total de
energia elétrica”, explicou. Ele ainda afirmou que um outro fator muito
importante é a previsibilidade, pois permite contratar energia por 5, 10 anos e
não fica mais sujeito às bandeiras tarifárias.
Impacto econômico vai muito
além da economia de luz.
O Aeroporto Internacional de
Florianópolis – Hercílio Luz foi eleito pela quinta vez consecutiva o melhor
aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil, promovida
pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério de
Portos e Aeroportos. Administrado pela Zurich Airport Brasil, o aeroporto da
capital de Santa Catarina atingiu a nota mais alta na Pesquisa de Satisfação
Geral dos Passageiros.
O terminal da capital
catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros,
independentemente da categoria, entre os 20 maiores aeroportos pesquisados ao
longo de todo o ano de 2024. Florianópolis alcançou a nota 4,72, em uma escala
que vai de 1 a 5. O aeroporto de Santa Catarina foi o único com média decimal
acima de sete, entre todos os pesquisados.
Aeroportos de Florianópolis e Vitória ganham sistema de energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo.
Divulgação Zurich Airport Brasil
A
concessionária Zurich Airport Brasil informa que implantou nos aeroportos de
Florianópolis (SC) e Vitória (ES) um sistema que fornece energia elétrica de
fontes renováveis para as aeronaves em solo, como parte de seu compromisso com
a redução das emissões de gases de efeito estufa e com as estratégias de ESG da
indústria da aviação.
Os equipamentos, que entraram em funcionamento em março deste ano, garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões em solo funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto, adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).
Divulgação Zurich Airport Brasil
Antes disso, antes era
necessário usar geradores externos a diesel (GPU) ou acionar a turbina auxiliar
a querosene do próprio avião (APU), para manter o funcionamento. Assim, ao
eliminar o uso das GPUs e APUs, planeja-se reduzir a emissão de cerca de 1.300
toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis e 1.200
toneladas anuais no Aeroporto de Vitória.
O grupo suíço investiu R$ 21
milhões para instalar o sistema nas dez pontes de embarque de Florianópolis e
nas seis pontes do terminal da capital capixaba. Além dos aeroportos
administrados pela Zurich Airport Brasil, apenas outros 2 aeroportos no país
oferecem a solução, afirma a concessionária.
Com um novo aporte de quase
R$ 6,8 milhões, o sistema chegará ao Aeroporto Internacional de Natal, também
administrado pela Zurich Airport Brasil.
“Para sermos efetivos na
contribuição com a agenda climática precisamos transformar em ações nosso
compromisso com o meio ambiente. O importante investimento feito pela Zurich
Airport Brasil nesse projeto reforça a prioridade do tema para a empresa e
representa um grande avanço na nossa estratégia de ESG”, destaca Ricardo Gesse,
CEO da Zurich Airport Brasil.
Foram investidos mais de R$
17 milhões em equipamentos e sistemas para usar energia renovável nos aviões em
solo. (aeroin.net)
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