sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza apostam em energia limpa

Iniciativa tem o potencial de eliminar 13.000 toneladas de CO2 por ano nos 2 terminais, sendo 7.000 em Porto Alegre/RG e 6.000 em Fortaleza/CE.
Os aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza, operados pela Fraport Brasil, começaram a fornecer energia renovável para aeronaves em solo, através de um sistema desenvolvido pela ENGIE, o que deve reduzir a emissão anual de milhares de toneladas de CO2 em cada terminal. Essa iniciativa, que já está em operação em pontes de embarque nos dois aeroportos, representa uma aposta na descarbonização do setor de aviação e reforça o compromisso com a sustentabilidade e a transição energética no Brasil.

Como funciona a solução

Fornecimento de energia renovável:

A ENGIE instalou sistemas que fornecem energia elétrica 100% renovável às aeronaves em solo.

Localização:

A solução está disponível em oito pontes de embarque no aeroporto de Fortaleza e em nove em Porto Alegre.

Benefícios:

Redução de emissões: A iniciativa tem a expectativa de reduzir 6.000 toneladas de CO2 anuais em Fortaleza e 7.000 toneladas em Porto Alegre.

Eficiência e segurança: A solução também visa aumentar a eficiência e a segurança nos aeroportos, diminuindo a movimentação de equipamentos móveis e o ruído.

Os parceiros da iniciativa

ENGIE:

É a empresa responsável pela geração de energia renovável, que fornece a solução para os aeroportos.

Fraport Brasil:

É a concessionária dos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza, e é responsável pela gestão dos terminais.

O compromisso com a sustentabilidade

A iniciativa reforça o compromisso da ENGIE em liderar a transição energética e a descarbonização dos aeroportos brasileiros.

O projeto alinha-se com os objetivos de desenvolvimento sustentável e as boas práticas internacionais, promovendo um setor de aviação mais sustentável.
ENGIE e a FRAPORT BRASIL fazem acordo para o fornecimento de energia e ar condicionado 100% renovável em 2 aeroportos.

A ENGIE e a Fraport Brasil firmaram uma parceria estratégica para fornecimento de eletricidade e ar-condicionado 100% renovável nos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza. A partir deste mês, um sistema de fornecimento de eletricidade e ar-condicionado 100% renovável substituirá equipamentos movidos a diesel, sendo implementado em 9 pontes de embarque em Porto Alegre e 8 em Fortaleza.  A iniciativa tem o potencial de eliminar 13 mil toneladas de CO2 por ano nos dois terminais, sendo 7 mil em Porto Alegre e 6 mil em Fortaleza, marcando um passo significativo na descarbonização da aviação. A solução substitui equipamentos movidos a diesel ou querosene, como o GPU (Ground Power Unit), por uma alternativa 100% elétrica. Além de ser mais sustentável, a solução diminui o consumo de querosene de aviação, resultando em menores custos operacionais para as companhias aéreas.

Aeroporto de Fortaleza

Ela também aumenta a eficiência e a segurança nos aeroportos, diminuindo a movimentação de equipamentos móveis no pátio e o ruído das operações. De acordo com Jacques-Olivier Klotz, diretor-presidente da ENGIE Soluções, a iniciativa reforça o compromisso da empresa em liderar a transição energética. “Nosso objetivo é auxiliar as empresas a descarbonizar seus processos, tornando-se mais sustentáveis e eficientes. Outra vantagem é que as companhias aéreas vão otimizar os custos, já que a energia elétrica tende a apresentar preços mais competitivos”.

Aeroporto de Porto Alegre

Com investimentos consistentes e excelência na operação, a ENGIE já apresenta resultados expressivos em outros aeroportos.  Em Brasília, onde o serviço foi implementado há cinco anos, as 22 pontes de embarque com equipamentos instalados geram anualmente uma redução de cerca de 17 mil toneladas de emissões de carbono. Ainda neste ano, o projeto será ampliado para mais quatro, totalizando 26 pontes, correspondente a 100% dos voos domésticos do terminal.

Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil, disse que: “A Sustentabilidade é de extrema importância para nossa empresa. Temos metas corporativas muito claras de descarbonização, que abrangem não apenas a operação nacional, mas também todo o Fraport Group. Essa parceria representa um avanço relevante na nossa estratégia de sustentabilidade, alinhada às metas globais de redução de emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa reforça, mais uma vez, o compromisso da Fraport Brasil com essa agenda, com a garantia da eficiência operacional, da responsabilidade ambiental e do impacto positivo na comunidade”.

A parceria com a Fraport Brasil, somado a outros projetos em desenvolvimento, eleva o potencial total de redução da ENGIE para mais de 80 mil toneladas de CO2 anuais em aeroportos brasileiros, demonstrando o avanço contínuo na busca por operações mais limpas e eficientes. A chegada desta solução aos aeroportos de Porto Alegre e Fortaleza reforça o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a busca por soluções mais verdes e eficientes no setor de aviação. (petronoticias)

Nenhum comentário: