Com seis pontos de
carregamento, sendo três de carga rápida e três de carga lenta, o eletroposto
do Lactec se destaca pela tecnologia desenvolvida internamente, incluindo um
carregador de 100 kW, desenvolvido pelo próprio centro de pesquisa, além de
equipamentos padrão de mercado. Os preços são de R$ 1,85/kWh para carga lenta
(22kW) e R$ 2,75/kWh para carga rápida (60 kW a 100 kW), valores 14,75% menores
que a média praticada em Curitiba.
O eletroposto do Lactec opera
com energia solar – parte da eletricidade vem de geradores fotovoltaicos
instalados no local, complementados pela rede da Companhia Paranaense de
Energia (COPEL). A operação é 100% digital: os usuários baixam um aplicativo,
selecionam o tipo de recarga e pagam via cartão de crédito ou pix. A estrutura
ainda oferece banheiros e área de convivência no Centro Politécnico da UFPR,
onde está instalada.
O
pesquisador do Lactec, Alexandre Albarello Costa, um dos responsáveis pelo
projeto, destaca que a estação foi pensada para crescer com a demanda: “As
estações de carga estão evoluindo para tempos de recarga cada vez menores, o
que também depende dos avanços na tecnologia das baterias dos veículos. Outro
diferencial do nosso ponto de recarga é a compatibilidade com diversos modelos,
incluindo motos e vans, desde que possuam conectores CCS2, CHAdeMO ou Tipo 2″.
Os carregadores de carga
lenta permitem o carregamento simultâneo de dois veículos em corrente alternada
e conta com duas saídas de carga plugue T2 com potência máxima de 22 kW.
Já as estações de carga
rápida possibilitam carregamento simultâneo de dois veículos, um com carga
rápida e outro com carga lenta. Esse equipamento possui duas saídas de carga
rápida: plugues CCS2 e CHAdeMO, com potência máxima de 60 kW, e 1 saída de
carga alternada de plugue T2 com potência máxima de 43 kW.
Finalmente, o carregador desenvolvido pela Lactec efetua o carregamento de apenas um veículo por vez. O modelo é equipado com duas saídas de carga rápida, plugues CCS2 e CHAdeMO, com potência máxima de 100 kW.
2025 pode ser o ano do veículo elétrico nos países em desenvolvimento
Frota de veículos elétricos
em crescimento
O presidente do Lactec,
Maximiliano Andrés Orfali, destaca que o crescimento do uso de veículos
elétricos nos últimos anos reflete a acessibilidade da eletromobilidade pelos
usuários no dia a dia deles. “A participação dos veículos elétricos na frota
brasileira está em constante expansão, e podemos dizer que esse é um caminho
sem volta. A facilidade de gerenciamento, recarga e manutenção são fatores que
atraem mais adeptos. Além disso, há um vasto campo de oportunidades e avanços
tecnológicos a serem explorados, sempre alinhados a uma agenda mais
sustentável, integrada e ambiental”.
A inauguração ocorre em um
momento de aumento significativo dos VEs no Brasil. Dados da Associação Brasileira
do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o país já ultrapassou 200 mil unidades
elétricas em circulação em 2025, com Curitiba ocupando o 4º lugar no ranking
nacional de cidades com mais carros plugáveis (6.785).
Na capital paranaense, de acordo com dados da ABVE (dados de fevereiro/2025), há um total de 388 eletropostos, sendo 294 de recarga lenta (AC) e 94 de recarga rápida (DC). O Brasil deve mais que dobrar sua infraestrutura de recarga até o final de 2025, saltando de 4,6 mil para 10 mil eletropostos, segundo a ABVE.
Carros elétricos baratos em 2025: os lançamentos mais esperados
Estreia de modelos que podem
vender muito globalmente, como o Fiat Grande Panda, Renault 4, e VW ID.1.
(pv-magazine-brasil)
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