Com laboratórios
multiusuários, equipe multidisciplinar e sede de 1.600 m², centro será
referência nacional na transição energética e no desenvolvimento de tecnologias
veiculares sustentáveis
UNICAMP
A Universidade Estadual de
Campinas (UNICAMP) acaba de anunciar a criação do Centro de Pesquisa em
Mobilidade Elétrica (CEMOBE), um projeto inédito na América Latina, voltado ao
desenvolvimento de soluções inovadoras em mobilidade elétrica, sistemas
híbridos, veículos agrícolas eletrificados e infraestrutura para testes e
certificações. A iniciativa é coordenada pelo professor Tárcio Barros, da
Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e vinculada ao Centro
de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), braço estratégico da Unicamp na
transição energética.
O CEMOBE se destaca desde sua
origem pela robustez da proposta: além de reunir uma ampla rede de
pesquisadores e mais de 20 projetos em andamento, contará com uma sede própria
de 1.600 m², prevista para ser concluída em até dois anos. A construção será
viabilizada por um investimento inicial de R$ 15 milhões da Financiadora de
Estudos e Projetos (FINEP), conquistado por meio de um edital nacional
altamente competitivo — sendo o único projeto aprovado no país na área de
mobilidade elétrica.
Segundo o professor Tárcio
Barros, o centro já nasce com R$ 105 milhões mobilizados em projetos vigentes,
envolvendo mais de 200 pós-graduandos, 100 alunos de graduação, 33 docentes e
40 empresas parceiras. O prédio será instalado no Hub Internacional para o
Desenvolvimento Sustentável (HIDS), uma iniciativa da UNICAMP voltada à criação
de um distrito de inovação inteligente, dedicado à geração de soluções para os
desafios do desenvolvimento sustentável.
“O CEMOBE será o primeiro centro na América Latina com estrutura própria e equipamentos de ponta voltados exclusivamente para a mobilidade elétrica. Nosso objetivo é ser um polo integrador entre universidade e indústria, capaz de acelerar o desenvolvimento tecnológico e dar respostas às demandas brasileiras de forma customizada”, destaca o coordenador.
CEMOBE Unicamp: Onde a Mobilidade Elétrica Ganha Consistência Científica no Brasil
Pesquisas aplicadas ao
contexto nacional
O CEMOBE reúne docentes de
várias unidades da Unicamp, como as Faculdades de Engenharia Elétrica (FEEC),
Mecânica (FEM), Agrícola (FEAGRI), Química (FEQ) e o Instituto de Geociências
(IG). Os projetos atendem desafios reais da mobilidade e da transição
energética no Brasil. Entre os destaques:
- Eletrificação do
transporte, com foco em veículos híbridos e elétricos;
- Sistemas de armazenamento
de energia, como baterias, supercapacitores e células a combustível;
- Tecnologias de tração
alternativas à combustão, promovendo soluções de baixo carbono;
- Sistemas de gerenciamento
de energia e potência, voltados à eficiência e à segurança operacional;
- Eletromobilidade, incluindo
o desenvolvimento de estações de recarga e dispositivos de micro mobilidade;
- Eletrificação de veículos e
implementos agrícolas, com ênfase em precisão, redução de insumos e menor
impacto ambiental;
- Estudos sobre os impactos
sociais da mobilidade elétrica, contribuindo para políticas públicas mais
eficazes.
Rumo a uma rede nacional
Além da infraestrutura
própria, o CEMOBE é também parte de uma ambição maior. A partir de recursos
adicionais, em processo de captação, o centro se tornará sede de uma rede
nacional de laboratórios multiusuários voltados à eletromobilidade, aberta à
academia e à indústria.
“Queremos envolver a
iniciativa privada na criação conjunta de novos laboratórios. Já recebemos
visitas de empresas internacionais interessadas, e estamos preparados para
ampliar significativamente nossa atuação”, reforça Tárcio Barros.
O centro será também um
catalisador de ações sustentáveis e de formação de talentos, fortalecendo a
posição da Unicamp como protagonista da inovação em energia e mobilidade para
um futuro de baixo carbono. (investe.sp.gov)
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