De acordo com a BloombergNEF,
os modelos elétricos responderam por 22% das vendas de veículos comerciais
leves em abril deste ano, um avanço notável em relação aos 13% registrados no
mesmo mês de 2024. Além disso, o crescimento entre caminhões pesados foi ainda
mais expressivo: as vendas triplicaram e chegaram a 15% do total no mesmo
período.
Essa transformação ocorre em
um país que depende fortemente do diesel para o transporte de cargas. Atualmente,
mais de 70% do consumo de combustível na China está vinculado a caminhões,
veículos de mineração e máquinas de construção civil. Ainda assim, os dados
mais recentes indicam uma reversão dessa tendência. A demanda aparente por
diesel caiu 8,4% em abril, somando 3,78 milhões de barris por dia.
Além disso, a gasolina, que responde por mais de um quinto do consumo de petróleo no país, também já apresenta queda de longo prazo, impulsionada pela popularização dos carros elétricos.
China inventiva adoção
O avanço dos caminhões
elétricos na China tem como pilar uma política agressiva de incentivos. O
governo central oferece isenções fiscais para a venda de veículos elétricos,
inclusive modelos pesados, enquanto as administrações regionais impulsionam
programas de renovação de frota que priorizam modelos comerciais de zero
emissão.
Ademais, o uso de gás natural
liquefeito (GNL), que já vinha ganhando terreno entre os caminhoneiros
chineses, agora enfrenta concorrência direta da eletrificação. Esse movimento
tem impacto direto sobre os mercados globais de energia, já que a China é o
maior importador mundial de petróleo.
Atualmente, os caminhões
elétricos chineses ainda operam principalmente em trajetos curtos ou em áreas
controladas, como portos e minas. No entanto, esse cenário deve mudar nos
próximos anos. À medida que a autonomia das baterias aumenta e estações de
recarga mais potentes entram em operação, os veículos elétricos devem migrar
para rotas mais longas e complexas.
O otimismo também vem da indústria. Robin Zeng, presidente da fabricante de baterias CATL, afirmou que os caminhões elétricos podem responder por até 50% das novas vendas na China até 2028. A declaração foi feita durante o lançamento de uma nova bateria voltada para veículos pesados.
Com essas projeções, a China sinaliza uma nova fase na eletrificação do transporte de cargas, um movimento que pode influenciar não só o mercado interno, mas também a dinâmica energética global. (biodieselbr)
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