China
expande energia solar rodoviária enquanto províncias correm para descarbonizar
o transporte.
Os
projetos solares rodoviários se expandiram dos telhados das áreas de serviço
para encostas, canteiros centrais e entradas de túneis. No final de 2024, a
capacidade instalada atingiu 1,7 GW, representando 76% da energia
renovável distribuída no setor de transportes. Dezessete províncias começaram a
desenvolver áreas de serviço de carbono quase zero.
Estimativas
da Academia Chinesa de Ciências do Transporte sugerem um potencial de 943,7 GW
de energia solar ao longo das estradas, mais de 60% das quais poderiam estar em
rodovias. O desenvolvimento total pode gerar mais do que o triplo da demanda anual
de eletricidade do sistema rodoviário nacional.
O
Shandong Hi-Speed Group Co. instalou 668 MW de energia solar rodoviária e
planeja ultrapassar 1 GW até o final de 2025, elevando a autossuficiência de
eletricidade verde nas rodovias de Shandong para 40%.
“Desenvolvemos
uma solução de cenário completo integrando encostas, áreas de serviço e
túneis”, disse um funcionário da empresa à mídia estatal, observando que o
projeto Jinan-Weifang serve como modelo para implantação em todo o país.
Capacidade
instalada combinada das 2 fontes renováveis atingiu 1,4 TW no país asiático ao
final de março/25.
Desafios
técnicos e regulatórios
Procedimentos
complexos de arquivamento e restrições aos operadores de rodovias retardaram
alguns projetos. As instalações de taludes são frequentemente classificadas
como terrenos de transporte, exigindo várias aprovações. As condições adversas
da rodovia aceleram a degradação do módulo em 2% a 3% ao ano, reduzindo
potencialmente a eficiência para 85% após 5 anos. As inspeções de rodovias de
montanha exigem patrulhas manuais, aumentando os custos de manutenção em 30%, e
as conexões de rede rural permanecem limitadas pela lenta expansão da
subestação.
As
autoridades estão aliviando algumas restrições. Shandong oferece um subsídio de
CNY 0,10 (US$ 0,014)/kWh para projetos de rodovias com zero carbono; Xangai
oferece recompensas de até CNY 2 milhões para instalações qualificadas; e
Shanxi agora permite o arquivamento em lote, reduzindo pela metade os tempos de
aprovação.
Analistas
do setor dizem que a energia solar rodoviária está mudando de um crescimento
liderado por políticas para um crescimento impulsionado pelo mercado. O
desenvolvimento futuro se concentrará em módulos flexíveis, integração de
energia veículo-estrada e modelos de negócios de usinas de energia virtuais e
crédito de carbono.
“Com
a iteração tecnológica e a inovação do modelo, a energia solar rodoviária
desempenhará um papel estratégico crescente na descarbonização do transporte e
na segurança energética”, disse Wang Zheng, analista de energia renovável da
Huaxin Capital.
As previsões sugerem que as instalações solares rodoviárias anuais na China podem exceder 20 GW em 5 anos, criando o maior mercado solar ligado ao transporte do mundo.
China alcança recorde histórico em energia solar e eólica e reduz incentivo em energia renovável
China
lidera o setor de energia renovável no mundo. No entanto, diante de um
crescimento acelerado, o governo decidiu reduzir gradualmente os subsídios para
projetos de energia solar e energia eólica. (pv-magazine-brasil)



Nenhum comentário:
Postar um comentário