sexta-feira, 14 de março de 2025

Energia Geotérmica

Estudos avançam em universidades brasileiras para aproveitamento em climatização e algumas agroindústrias já avaliam o uso em seus silos.

No Nordeste poços de petróleo, ao invés de abandonados, podem se converter em usinas geradoras.
Os parques de Caldas Novas e Rio Quente em Goiás, já são bons exemplos de energias geotérmicas.

Muitos outros parques começam a surgir com muito potencial.

Parque Estadual da Serra de Caldas, entre as cidades goianas de Caldas Novas e Rio Quente em Goiás foi criado em 1970 e tem a maior estância e balneário hipertermal do mundo, com águas que brotam do chão com temperaturas que variam entre 20°C e 60°C.

O potencial gigante da energia geotérmica na Transição Energética

A energia geotérmica é uma fonte de energia renovável que aproveita o calor do interior da Terra. O termo "geotérmica" vem do grego geo, que significa terra, e thermos, que significa quente.

A energia geotérmica pode ser utilizada para gerar eletricidade, aquecer edifícios, estufas e piscinas.

Vantagens

É uma fonte limpa e renovável

É estável e não depende de flutuações meteorológicas

É praticamente inesgotável

Tem baixo impacto visual e não gera ruídos externos

Gera poucas emissões de carbono

Desvantagens

O investimento inicial para a instalação é alto

A perfuração pode não encontrar o recurso geotérmico necessário

Pode contaminar lagos e rios

Como funciona

O calor geotérmico é gerado por processos radioativos de decomposição de materiais no núcleo terrestre. Esse calor é armazenado em rochas, solos e águas subterrâneas.

Para gerar energia geotérmica, as usinas extraem o calor por meio de poços profundos.

Esquema simplificado da geração de energia geotérmica.

A energia geotérmica permite a utilização do calor do interior da terra para obter eletricidade, água quente e calefação, oferecendo uma alternativa aos combustíveis fósseis. Embora seja um tipo de energia renovável com muitos anos de história, continua sendo uma fonte pouco conhecida.

Vantagens do uso de energia geotérmica

A não emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE), pois, como não queimam, não emitem gás carbônico (CO2) nem gás metano (CH4).

O custo de produção é relativamente baixo e, ao contrário de usinas petrolíferas ou nucleares, não existe necessidade de importar matéria-prima para a operação.

Apesar das perfurações no solo, o processo de realização da energia geotérmica não desgasta o solo nem contamina os lençóis freáticos.

Capacidade de atender rapidamente a uma população ou a uma produção em regiões afastadas, o que seria benéfico ao agronegócio brasileiro.

Não sofre variações de produtividade em relação ao clima, diferentemente das usinas hidrelétricas.

Desvantagens do uso de energia geotérmica

Apesar de não emitirem GEEs, as usinas geotérmicas podem ser poluentes. Se os fluídos térmicos não forem tratados corretamente, podem poluir rios e lagos.

O processo de geração da energia pode liberar dióxido de enxofre (H2F), que não agride a atmosfera, mas é prejudicial à saúde humana.

As usinas causam grau elevado de poluição sonora e aumento da temperatura local.

O custo de instalação é bastante elevado, mas o investimento é recuperado ao longo dos anos graças ao baixo custo de operação.

A energia geotérmica é uma forma de gerar energia elétrica de maneira renovável e menos poluente do que vários outros tipos, porém algumas especificidades a tornam pouco utilizável. (brasilenergia)

Nenhum comentário: