Estratégias para carregar VEs
com energia solar, aumentando a demanda por energia fotovoltaica.
Observando essas tendências
em combinação, um estudo financiado pela Comissão de Energia da Califórnia
examina como o carregamento diurno de veículos elétricos pode “manter o valor
solar na rede” enquanto atende ao aumento da carga de veículos elétricos.
O estudo, publicado no The
Electricity Journal, considera estratégias para promover o carregamento diurno
de veículos elétricos.
Uma estratégia é implantar
carregadores de nível 1 baratos nos locais de trabalho, permitindo a construção
de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos a um custo menor do que
com carregadores de nível 2 ou nível 3 mais rápidos.
Os carregadores de nível 1
fornecem “cerca de 1 kW” de potência, de acordo com a revista Car & Driver.
Os carregadores de baixo
custo “são uma boa opção para quem viaja distâncias mais curtas e estaciona por
várias horas nos locais de trabalho”, diz o estudo, mas até o momento
representam menos de 1% dos carregadores públicos instalados nos Estados
Unidos.
Outra estratégia é “atualizar” as tarifas de eletricidade por tempo de uso “para tarifas mais voltadas para o futuro” que incentivem o uso diurno de eletricidade. Ao apoiar os preços da eletricidade durante o dia, isso também incentivaria a adoção de mais energia solar, afirma o estudo. As tarifas “também devem ser dinâmicas”, refletindo sinais de custo em tempo real para maximizar os benefícios e “evitar efeitos adversos, como sobrecarga da rede de distribuição local”.
Carro elétrico carregado com energia solar pode revolucionar o setor
Na Califórnia, as
concessionárias já estão comunicando preços dinâmicos aos clientes que usam o
Padrão OpenADR 3.0, o estado espera trabalhar com as partes interessadas para
desenvolver um padrão de dispositivo de demanda flexível para carregadores de veículos
elétricos.
Se as taxas de tempo de uso
forem usadas, o estudo aponta para a Austrália Ocidental e o Havaí como
“líderes na identificação de taxas de tempo de uso que refletem as horas do
sol”.
A instalação de coberturas
solares sobre estacionamentos pode sincronizar a geração solar com a carga de
carregamento de veículos elétricos e também pode mitigar os impactos do
carregamento de veículos elétricos no nível da rede, diz o estudo.
Em relação ao gerenciamento
de carregamento, o estudo diz que há uma compensação “entre a seleção de
gerenciamento de carregamento inteligente com custos adicionais de hardware e
instalação e gerenciamento de carregamento barato com maior risco de sobrecarga
da rede, o que resulta em custos mais altos associados a atualizações da rede
elétrica”. A cobrança diurna “torna-se mais atraente e viável quando esses
custos são reduzidos, por exemplo, por meio de pesquisa e desenvolvimento ou
mais investimento em infraestrutura”.
Um artigo anterior do Grupo
de Integração de Sistemas de Energia também argumentou que, com a crescente
adoção de veículos elétricos e bombas de calor, cuja demanda pode ser flexível,
“casar” essa tendência com a tendência ascendente de geração renovável variável
“poderia acelerar ambos”.
Um estudo anterior realizado por pesquisadores da UC Berkeley descobriu que uma transição para VEs permitiria a rede limpa de menor custo, em parte porque exigiria menores investimentos em transmissão em massa.
Eletropostos podem oferecer energia oriunda de sistemas fotovoltaicos. (pv-magazine-brasil)
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