A sujeira pode impedir a passagem da luz solar e diminuir a eficácia do sistema fotovoltaico. Saiba como fazer uma limpeza adequada de suas placas.
Como tudo que fica exposto, as placas solares podem juntar sujeira ao longo do tempo. É verdade que a chuva ajuda a mantê-las limpas, mas ainda assim é preciso realizar uma lavagem de vez em quando para ter certeza de que os painéis manterão sua eficiência na geração de energia.
Entenda a importância da limpeza das placas solares e veja um passo a passo de como realizá-la:
Importância da limpeza das placas solares
As placas precisam ficar em locais com muita exposição solar. Por conta disso, podem juntar poeira, folhas mortas, cocôs de passarinhos e outras fontes de sujeira com muita facilidade.
Essa poluição impede ou diminui a passagem de radiação solar, reduzindo a eficiência das placas em gerar energia elétrica. Estima-se que placas muito sujas percam até 30% de sua eficácia ao longo do tempo.
Uma vez que os painéis são normalmente instalados em um grau inclinado, as chuvas ocasionais conseguem eliminar boa parte da sujeira sem que você precise fazer qualquer coisa.
Em estações mais secas, no entanto, é essencial realizar uma lavagem dos painéis. Se acumulada, a sujeira pode até danificá-los e levar à perda de garantia.
Com que frequência devo lavar minhas placas?
Recomenda-se lavar as suas placas ao menos uma vez por ano, ou com mais frequência em lugares nos quais chove pouco.
Você é o melhor termômetro para saber se já é hora de limpar suas placas: crie o hábito de observar se elas estão muito sujas, especialmente se notar alguma queda fora do padrão na produção de energia.
Como fazer a limpeza dos painéis solares
As placas solares costumam ser instaladas em telhados, e muitas vezes é necessário subir neles para realizar a limpeza, o que caracteriza trabalho em altura. Para garantir a segurança dos envolvidos, é preciso ter uma certificação técnica (NR 35) e usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Caso você consiga fazer a lavagem sem subir no telhado e usando EPIs, melhor. Se isto não for possível, o melhor caminho é contratar uma equipe profissional com as habilitações adequadas. Jamais realize a limpeza sozinho se não tiver segurança de que todos os componentes do seu sistema estão em bom estado ou de que foram adequadamente instalados por profissionais competentes.
Escolha um horário de pouco sol para fazer o trabalho, como no início da manhã ou ao final de tarde. Isso reduz o risco de um choque térmico que possa danificar as placas solares. Esse risco existe sempre que você jogar água muito fria em uma placa muito quente.
Antes de começar a limpeza, desligue todos os componentes do seu sistema fotovoltaico. Vale observar que isso não elimina totalmente o risco de eletrocussão. As placas geram eletricidade de corrente contínua, ou seja, que flui continuamente, e nenhum botão “desliga” o sol. Todo cuidado é pouco.
Faça uma inspeção visual no sistema antes de jogar água. Confira se não tem nenhuma rachadura nas placas, algum dano, algum fio solto etc. Não faça a limpeza se não tiver certeza de que tudo está em ordem.



Nenhum comentário:
Postar um comentário