Eletromobilidade
avança no país e PDE 2035 projeta expansão da eletrificação no transporte
rodoviário.
Políticas
públicas de incentivo aos carros elétricos seriam fundamentais para acelerar
mudanças.
Ministério
de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram,
em 18/11/25 o Caderno de Eletromobilidade do PDE 2035, que apresenta um
panorama detalhado da evolução da eletrificação no transporte rodoviário
brasileiro. O documento analisa a adoção de veículos eletrificados, sendo esse
avanço impulsionado por maior oferta de modelos, queda de preços, avanço
tecnológico e políticas públicas de renovação de frota que tem avançado no
país.
O
ministro Alexandre Silveira destacou a importância fundamental do estudo, que
mostra o potencial do Brasil para continuar avançando na eletromobilidade. “A
eletromobilidade é uma aliada na transição energética e na nova economia, que é
a economia verde. O estudo publicado hoje mostra que esse setor vai evoluir no
país, podendo desenvolver a indústria e o setor de minerais críticos do país”,
afirmou Silveira.
As vendas de eletrificados cresceram 89% em 2024, com um salto de 219% nos veículos 100% elétricos (BEVs). A redução do diferencial de preços em relação aos veículos a combustão interna e a chegada de novos modelos importados ampliaram o acesso.
Crescimento lento da infraestrutura de recarga, associado ao alto custo e às limitações tecnológicas de armazenamento, são maiores entraves para o setor.
Seguindo
tendência global, mercado automotivo brasileiro avança na eletrificação da
frota.
Em
2035, as projeções indicam que 23% dos licenciamentos de veículos leves serão
eletrificados, totalizando 784 mil unidades, e a frota eletrificada para este
segmento atingirá 3,7 milhões de veículos, com a manutenção da tecnologia flex
fuel como predominante no país. A eletrificação também avança em nichos como
comerciais leves voltados ao last-mile delivery (etapa final de entrega),
influenciada pelo comércio eletrônico e por estratégias corporativas de
descarbonização.
No
transporte público, o Novo PAC tem contribuído para acelerar a renovação da
frota. Apenas na seleção de 2023, foram destinados R$ 7,3 bilhões para a
aquisição de 2.296 ônibus elétricos, além de veículos Euro VI (R$ 2,6 bilhões)
e sobre trilhos (R$ 0,7 bilhões). O PDE projeta que, em 2035, o Brasil terá
48,5 mil ônibus eletrificados, sendo 43,5 mil puramente elétricos.
Entre
os caminhões, a eletrificação cresce principalmente em modelos semileves e
leves, com 19% dos licenciamentos (elétricos a bateria - BEV) previstos para
cada uma dessas categorias em 2035. Ao final desse período, a frota de
caminhões (BEV e híbridos) deve alcançar 43 mil unidades, enquanto a tecnologia
de caminhões a diesel permanece dominante entre pesados e semipesados.



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