A Itaipu Binacional e a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa) anunciaram o projeto de construção de uma usina fotovoltaica no Hospital São Vicente de Paulo, de Guarapuava (PR). As placas serão instaladas num terreno adquirido pelo Hospital São Vicente junto à PR-170, na saída para o município de Pinhão, numa área total de 30.000 m2, e terão capacidade de 2,5 MW. Destes, 1,6 MW devem gerar o suficiente para atender ao consumo atual das duas unidades do São Vicente. O excedente será fornecido para o Hospital Santa Tereza.
Inaugurada primeira etapa do Câncer Center de Guarapuava
Prédio
abriga a ala de quimioterapia e o Instituto para a Pesquisa do Câncer (IPEC),
um dos maiores centros de pesquisa genômica do País.
A
iniciativa faz parte do projeto Femipa Energia e que vai beneficiar Santas
Casas e hospitais filantrópicos do estado. O investimento da Itaipu no projeto
Femipa Energia, de mais de R$ 81 milhões, beneficiará os hospitais sem fins
lucrativos e as Santas Casas do Paraná que fazem parte dos grupos tarifários A
e B, com estimativa de economia de R$ 11,7 milhões ao ano, o que corresponde ao
suprimento de 35% da energia consumida.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, destacou que a produção de energia barata e de qualidade é um compromisso socioambiental assumido pela empresa e que o convênio firmado com a Femipa beneficiará o trabalho desenvolvido por instituições beneficentes. “Com esse projeto, será possível gerar energia solar para os hospitais beneficentes da região, quase zerando a conta dessas entidades. Isso permite que elas possam investir mais na qualidade dos seus serviços, que é a grande dificuldade na gestão dessas entidades”, explicou o diretor.
“Apresentamos a ideia das placas solares para a Itaipu, que prontamente aceitou, e essa parceria será um avanço para todo o Paraná”, reforçou o presidente da Femipa, Charles London. (pv-magazine-brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário