Carregamento diurno de
veículos elétricos expande ainda mais a adoção de energia fotovoltaica.
Novo EV, 17 milhões de EVs
vendidos em 2024 teriam adicionado outros 50-70 GW de nova geração fotovoltaica
no mundo todo.
As vendas de veículos
elétricos cresceram 25% em 2024 em comparação com 2023, para mais de 17 milhões
de veículos elétricos de passageiros e leves vendidos no ano passado. Supondo
que a demanda de eletricidade por veículo seja em média de 10 kWh/dia, isso
implica um crescimento na demanda de eletricidade de cerca de 60 TWh por ano. A
geração elétrica por combustíveis fósseis estagnou desde 2021. Assim,
praticamente toda a demanda extra de eletricidade está sendo atendida por novas
energias solar e eólica.
A maioria dos veículos existentes no mundo hoje, predominantemente veículos a gasolina, será aposentada até 2040. Podemos esperar com confiança que a maioria das vendas de veículos novos na década de 2030 será elétrica, o que significa aumentos contínuos na demanda por energia solar e eólica. Grosso modo, a eletrificação completa da frota de veículos terrestres em uma economia avançada adiciona 40% à demanda de eletricidade. Essa nova demanda será proveniente de energia solar e eólica.
Como ZareAfifi, de Castro e Kurtz discutiram recentemente, o carregamento diurno de VEs é um poderoso divisor de águas, aproveitando cargas flexíveis de VE para manter o valor solar na rede e alinhando as cargas de carregamento de VE com a geração solar. Se a adoção de energia fotovoltaica expandir em um ritmo mais rápido do que as soluções de armazenamento complementares na rede, seu valor marginal de rede diminuirá, reduzindo seu apelo econômico devido a uma crescente falta de alinhamento entre a nova geração solar e as cargas de eletricidade. Os VEs são “baterias sobre rodas” que podem ser carregadas durante as horas de sol com eletricidade solar e descarregadas na rede a qualquer momento, oferecendo armazenamento de energia de curta duração para atender à demanda noturna. O momento do carregamento de EV torna-se, portanto, fundamental.
A instalação generalizada de
infraestrutura de carregamento lento em ambientes residenciais e não
residenciais, como locais de trabalho onde os carros ficam estacionados por várias
horas durante a semana, pode tornar o carregamento diurno mais econômico e
praticamente atraente. As taxas de tempo de uso que refletem as horas diurnas
se alinham com a disponibilidade da eletricidade mais limpa e competitiva em
termos de custo, aproveitando a energia solar fotovoltaica em seu pico de
produção.
No ritmo atual, até o final
da década, a capacidade instalada cumulativa de energia solar fotovoltaica será
maior do que a soma de todas as outras tecnologias de geração de eletricidade
combinadas. À medida que a adoção de energia fotovoltaica cresce, a redução da
eletricidade solar nos horários de pico de produção começa a se tornar um
problema, e grandes novas cargas que correspondem à disponibilidade de recursos
solares, como carregamento de veículos elétricos durante o dia, são adições
bem-vindas.
|
Demanda 2024: 737.5GW |
Grade Residencial |
80996.6 |
Grade Comercial |
655165.6 |
Propriedade da Grid Utility |
36.8 |
Fora da rede/Outros |
1305.6 |
Total |
737504.7 |
Instalações |
476.3 |
Inventário e outros |
261.2 |
Detalhamento da demanda solar fotovoltaica em 2024. A demanda total foi de 737,5 GW. Reproduzido com permissão de P. Mints, Solar Flare Edição 1, 2025. https://www.spvmarketresearch.com/
Detalhamento da demanda solar fotovoltaica em 2024. A demanda total foi de 737,5 GW. (pv-magazine-brasil)
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