De acordo com dados da
Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em fevereiro o número de
eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil chegou a 14.827. Em novembro de
2024, o país contava com 12.137 pontos de recarga. Comparando com os números de
2025, o volume representa um crescimento de 22% na infraestrutura,
impulsionando o segmento de eletromobilidade.
A expansão da infraestrutura
acompanha o aumento da participação dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV)
no mercado e sua disseminação pelo interior do país. Atualmente a frota de
veículos elétricos plug-in no Brasil soma 208.344 unidades, resultando em um
índice de 14 veículos por eletroposto. Dentro desse total, 45% (93.082
veículos) são 100% elétricos (BEV) e dependem totalmente dos carregadores e 55%
(115.262 veículos) são híbridos plug-in (PHEV) e possuem dependência parcial da
infraestrutura, pois também operam com motor a combustão.
Considerando apenas os
veículos 100% elétricos, a relação é de seis veículos por eletroposto.
Oferta de carregadores por região
Atualmente, 1.363 municípios brasileiros contam com eletropostos. Em novembro/2024, esse número era de 1.263, indicando um crescimento de 8% na oferta de pontos de recarga, sejam eles lentos ou rápidos.
O crescimento é especialmente
notável no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, o que reflete o avanço da
eletromobilidade por todas as regiões brasileiras, e inclui também o processo
de interiorização da infraestrutura.
Região |
Nov/24 |
Fev/25 |
Evolução |
Norte |
38 |
47 |
23,7% |
Centro-Oeste |
107 |
121 |
13,1% |
Nordeste |
294 |
326 |
10,9% |
Sudeste |
479 |
506 |
5,6% |
Sul |
345 |
363 |
5,2% |
Total |
1.263 |
1.363 |
7,9% |
Tipos de carregadores
Dos 14.827 eletropostos existentes, 84% (12.397) oferecem recarga lenta (AC), enquanto 16% (2.430) são carregadores rápidos (DC). Em relação a novembro de 2024, o crescimento dos carregadores rápidos superou o dos carregadores lentos, reforçando a evolução da mobilidade elétrica no país.
O aumento expressivo dos
carregadores rápidos evidencia o foco na implementação de uma infraestrutura de
recarga mais eficiente para os usuários de veículos elétricos.
A oferta de carregadores para
veículos elétricos é vista como uma oportunidade adicional para empresas de
geração solar distribuída e tem aumentado entre os distribuidores de
equipamentos fotovoltaicos. (pv-magazine-brasil)
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