Vendas de veículos
eletrificados aumentaram 24,3% em fevereiro, diz ABVE.
De acordo com dados da
Associação Brasileira do Veículo (ABVE), o mercado brasileiro de veículos leves
eletrificados continua a crescer no início de 2025, com 12.988 emplacamentos em
fevereiro, o que representa um aumento de 24% nas vendas em comparação a
fevereiro do ano passado (10.451). Em relação a janeiro/25 (12.556), o
crescimento foi de 3,4%.
Esses 12.988 emplacamentos
incluem a soma dos veículos BEV, PHEV, HEV e HEV Flex, sem considerar os MHEV
(Mild Hybrid ou micro-híbridos), de acordo com o novo critério de classificação
dos eletrificados adotado pela ABVE desde janeiro deste ano.
Nos 2 primeiros meses de
2025, o mercado de eletrificados já acumulou 25.544 veículos vendidos, um
avanço de 13,7% em comparação ao mesmo período de 2024 (22.477).
“O crescimento contínuo dos
veículos eletrificados é impulsionado pela maior conscientização dos
consumidores sobre os benefícios ambientais e financeiros da eletrificação”,
afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Além disso, é importante
ressaltar o crescimento da infraestrutura pública de recarga elétrica no
Brasil, que tem proporcionado mais confiança ao consumidor para investir na
eletromobilidade”.
Total de pontos de recarga públicos e semipúblicos instalados no país atingiu 14.827 unidades em fevereiro (12.397 AC e 2.430 DC), com um crescimento significativo dos pontos de recarga rápida (DC), que alcançaram 16,4% do total, segundo dados da ABVE/Tupi Mobilidade.
Avanço dos 100% elétricos
Entre as tecnologias de
veículos leves eletrificados, os destaques de fevereiro foram os 100% elétricos
(BEV) e os híbridos flex não plug-in (HEV Flex), que apresentaram um
crescimento expressivo no início do ano. Os BEV cresceram 21,4%, totalizando
4.492 veículos vendidos, em comparação aos 3.700 de janeiro. Os HEV Flex
tiveram um aumento ainda maior, com 1.464 veículos comercializados, um salto de
140% em relação a janeiro (610).
Os incentivos fiscais
estaduais têm um papel fundamental no crescimento desses modelos. No caso dos
BEV, o aumento foi notável no Distrito Federal e no Rio Grande do Sul, estados
que oferecem isenção total de IPVA para veículos totalmente elétricos.
Já o crescimento dos HEV Flex está concentrado em São Paulo, onde a política estadual de incentivo ao IPVA reduzido beneficiou diretamente esse segmento.
Híbridos plug-in seguem dominando
Os híbridos plug-in (PHEV)
mantiveram a maior participação entre os eletrificados, com 5.884 veículos,
representando 45% do mercado. Em comparação a fevereiro de 2024 (3.594), o
crescimento dos PHEV foi expressivo, alcançando 64%. No entanto, esses modelos
apresentaram uma queda de 12% em relação a janeiro (6.701).
Já os híbridos convencionais
(HEV e HEV Flex) corresponderam a 20% do total (2.155). Entre os híbridos, o
HEV Flex conquistou 11% de participação no mercado de eletrificados (1.464). O
modelo teve um aumento de 140% em relação a janeiro (610), mas apresentou uma
leve queda de 2,7% em comparação a fevereiro de 2024 (1.504).
Os híbridos convencionais
(HEV) representaram 9% das vendas de eletrificados em fevereiro (1.148), com
uma diminuição de 26% em relação a janeiro (1.545) e um crescimento de 32% em
comparação a fevereiro de 2024 (869).
Os números evidenciam o avanço da eletrificação no mercado brasileiro, com destaque para o crescimento dos BEVs e a consolidação da liderança dos híbridos plug-in.
Em fevereiro de 2025, a participação de mercado dos eletrificados por tecnologia é a seguinte:
- PHEV: 5.884 (45,3%)
- BEV: 4.492 (34,6%)
- HEV FLEX: 1.464 (11,3%)
- HEV: 1.148 (8,8%)
Crescimento de veículos por
região
A geografia da
eletromobilidade no Brasil ainda está concentrada na região Sudeste, mas vem se
expandindo gradualmente para outras partes do país. Esse crescimento fora do
Sudeste é impulsionado por uma série de fatores, incluindo incentivos
governamentais regionais, ampliação da infraestrutura de recarga, investimentos
das montadoras e aumento da rede de concessionárias. Em fevereiro, a região
liderou as vendas de eletrificados, com 6.055 veículos, representando 46,6% do
total.
O Sul ficou com 17,6% (2.291
veículos), seguido de perto pelo Nordeste, com 17% (2.202 veículos). O
Centro-Oeste respondeu por 15% (1.943 veículos), enquanto a região Norte teve a
menor participação, com 3,8% (497 unidades).
Apesar das diferenças na
distribuição regional das vendas, um fator comum a todas as regiões é a
liderança dos elétricos plug-in (BEV e PHEV). Esse desempenho indica que a
expansão da infraestrutura de recarga tem sido um fator determinante para o
crescimento da demanda por esses modelos.
Em fevereiro, o Brasil alcançou 14.827 pontos de recarga públicos e semipúblicos, sendo 12.397 do tipo AC (recarga lenta) e 2.430 do tipo DC (recarga rápida). Isso representa um aumento significativo de 22% em apenas três meses. Em novembro de 2024, o total era de 12.137. Os dados são da ABVE/Tupi Mobilidade.
Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em fevereiro de 2025 foram:
1º – São Paulo: 1.610
2º – Brasília: 1.178
3º – Belo Horizonte: 636
4º – Rio de Janeiro: 508
5º – Curitiba: 374
Nenhum comentário:
Postar um comentário