terça-feira, 6 de maio de 2025

Venda de veículos eletrificados recuou na 1ª quinzena de março

Venda de veículos eletrificados recua na 1ª quinzena de março, aponta Bright.

Feriado de carnaval justifica a queda, mas resultados dos meses anteriores mostram um bom resultado.

Dados da Bright Consulting mostram que os veículos eletrificados somaram 6.029 emplacamentos na primeira quinzena de março. Houve um recuo de 5,2% na comparação com o mesmo período do ano passado e de 9,2% em relação a fevereiro desse ano. A categoria de veículos representou 8,9% das vendas totais de carros no período.

O mercado automotivo geral encerrou o período com 67.810 emplacamentos, uma queda de 11,5%.

Carnaval reduz venda de veículos na 1ª quinzena de março

No acumulado do ano até 15/03/2025, houve pequeno crescimento de 2,9%, com 399,8 mil emplacamentos.

Como já era esperado em função do feriado de carnaval ter caído no início deste mês, a primeira quinzena de março mostrou recuo nas vendas de carros e comerciais leves tanto no comparativo mensal como interanual.

Foram 67.810 emplacamentos, uma queda de 11,5% em relação aos primeiros 15 dias de fevereiro/25 (76.600 unidades), e de 16,8% frente ao mesmo período de 2024 (81.546).

O impacto do carnaval teve peso no desempenho da quinzena, mas também houve queda na venda por dia útil conforme balanço divulgado pela Bright Consulting.

A média baixou de 7.660 veículos nos primeiros 15 dias de fevereiro para 7.534 em idêntico período do mês atual, e o volume também é inferior ao da primeira quinzena de março do ano passado, quando foram emplacados 8.154 veículos leves por dia.

Considerando o acumulado de 1º de janeiro a 15 de março, foram 399.770 licenciamentos, número próximo ao registrado no mesmo período de 2024, que somou 388.423 unidades. Ou seja, pequeno crescimento de 2,9%.

A Bright Consulting informa que a Fiat ampliou sua participação de mercado, de 20,8% em fevereiro para 23,6% em março, mantendo-se na liderança. Também a Volkswagen e a General Motors ganharam mercado, de 17,4% para 17,9% e de 10% para 10,9%, respectivamente.

Já Toyota reduziu participação, de 9,9% para 8,9%, enquanto a Hyundai cresceu de 6% para 7,8%. A Jeep, por sua vez, perdeu espaço no mercado automotivo de leves, reduzindo fatia de 4,9% para 4,2%.

No caso dos eletrificados, houve queda de 9,2% na primeira quinzena de março sobre o mesmo período de fevereiro, de 6.644 unidades para 6.029. “Com isso, os elétricos e híbridos representaram 8,9% das vendas totais no período”, informa a consultoria.

As marcas chinesas responderam por 7% das vendas na quinzena, uma leve queda frente aos 7,3% registrados em fevereiro, “refletindo um desempenho mais tímido após o forte crescimento observado no mês anterior”, avalia a Brigth Consulting. (autoindustria)

Nenhum comentário: