Venda de veículos eletrificados recua na 1ª quinzena de março, aponta Bright.
Feriado de carnaval justifica a queda, mas resultados dos meses anteriores mostram um bom resultado.
Dados da Bright Consulting
mostram que os veículos eletrificados somaram 6.029 emplacamentos na primeira quinzena
de março. Houve um recuo de 5,2% na comparação com o mesmo período do ano
passado e de 9,2% em relação a fevereiro desse ano. A categoria de veículos
representou 8,9% das vendas totais de carros no período.
O mercado automotivo geral
encerrou o período com 67.810 emplacamentos, uma queda de 11,5%.
Carnaval reduz venda de
veículos na 1ª quinzena de março
No acumulado do ano até 15/03/2025, houve pequeno crescimento de 2,9%, com 399,8 mil emplacamentos.
Como já era esperado em função do feriado de carnaval ter caído no início deste mês, a primeira quinzena de março mostrou recuo nas vendas de carros e comerciais leves tanto no comparativo mensal como interanual.
Foram 67.810 emplacamentos,
uma queda de 11,5% em relação aos primeiros 15 dias de fevereiro/25 (76.600
unidades), e de 16,8% frente ao mesmo período de 2024 (81.546).
O impacto do carnaval teve
peso no desempenho da quinzena, mas também houve queda na venda por dia útil
conforme balanço divulgado pela Bright Consulting.
A média baixou de 7.660
veículos nos primeiros 15 dias de fevereiro para 7.534 em idêntico período do
mês atual, e o volume também é inferior ao da primeira quinzena de março do ano
passado, quando foram emplacados 8.154 veículos leves por dia.
Considerando o acumulado de
1º de janeiro a 15 de março, foram 399.770 licenciamentos, número próximo ao
registrado no mesmo período de 2024, que somou 388.423 unidades. Ou seja,
pequeno crescimento de 2,9%.
A Bright Consulting informa
que a Fiat ampliou sua participação de mercado, de 20,8% em fevereiro para
23,6% em março, mantendo-se na liderança. Também a Volkswagen e a General
Motors ganharam mercado, de 17,4% para 17,9% e de 10% para 10,9%,
respectivamente.
Já Toyota reduziu
participação, de 9,9% para 8,9%, enquanto a Hyundai cresceu de 6% para 7,8%. A
Jeep, por sua vez, perdeu espaço no mercado automotivo de leves, reduzindo
fatia de 4,9% para 4,2%.
No caso dos eletrificados, houve queda de 9,2% na primeira quinzena de março sobre o mesmo período de fevereiro, de 6.644 unidades para 6.029. “Com isso, os elétricos e híbridos representaram 8,9% das vendas totais no período”, informa a consultoria.
As marcas chinesas responderam por 7% das vendas na quinzena, uma leve queda frente aos 7,3% registrados em fevereiro, “refletindo um desempenho mais tímido após o forte crescimento observado no mês anterior”, avalia a Brigth Consulting. (autoindustria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário