Veículos elétricos plug-in
lideram vendas no 1º trimestre, aponta ABVE.
As vendas de veículos leves eletrificados no
Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) alcançaram 14.380 unidades em março de 2025.
É o melhor desempenho mensal do ano até o momento. No primeiro trimestre, as
vendas foram de 39.924 eletrificados. Na comparação com fevereiro (16.237),
março teve um crescimento de 10%. Já em relação a março de 2024 (13.613), o
aumento é maior e alcança 31,5%. O destaque do mês entre os eletrificados
continuam sendo os modelos PHEV (híbridos plug-in), que lideraram as vendas com
6.944 veículos, e uma participação nesse mercado de 48%.
Os veículos 100% elétricos (BEV) foram
responsáveis por 4.801 emplacamentos, com uma participação de 33,4% do total de
eletrificados. O avanço dos elétricos plug-in reflete a atual fase em que se
encontra a eletromobilidade no país. O mercado ainda não está totalmente
amadurecido para os BEV 100% elétricos, mas se consolida para modelos que
conjugam combustão e eletrificação (híbridos PHEV). Estes apresentam-se ao
consumidor como uma alternativa viável de autonomia, diante dos desafios de
infraestrutura de recarga.
Os 39.924 eletrificados vendidos nos três primeiros meses de 2025 representam um crescimento de 10,6% sobre o mesmo período de 2024 (36.090). É importante destacar que, até o final de 2024, os veículos micro híbridos (MHEV 12v e MHEV 48v) ainda eram incluídos no total de eletrificados da ABVE Data. No entanto, em janeiro de 2025 essa metodologia foi revista pela ABVE, que passou a classificar como eletrificado apenas os BEV 100% elétricos, os híbridos plug-in (PHEV), e os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV flex). Os MHEV começaram a ser contabilizados à parte.
Incentivos
Nos últimos meses, alguns governos estaduais
passaram a adotar medidas de estímulo a alguns veículos eletrificados, como
isenções ou reduções no IPVA. Um exemplo é São Paulo, que concedeu isenção de
IPVA para os HEV Flex fabricados no estado. Como resultado, as vendas desse
tipo de veículo aumentaram de 1.426 unidades no primeiro trimestre de 2024 para
1.792 no mesmo período de 2025 (+25%).
Outro fator importante para o avanço do setor foi a expansão da infraestrutura de recarga. Em março de 2024, o Brasil contava com 7.758 eletropostos. Já em fevereiro de 2025, esse número saltou para 14.827, um aumento expressivo de 91,11%. Isso indica que a rede de recarga praticamente dobrou de tamanho em um ano, ampliando significativamente sua capacidade de atendimento ao usuário de veículo elétrico plug-in.
Eletrificados
Os elétricos plug-in (BEV e PHEV) dominaram
o mercado de eletrificados em março, respondendo por 82% das vendas (11.745,
sobre o total de 14.380 no mês). Em comparação com março de 2024 (9.265
plug-in), esse segmento cresceu 27%. O crescimento foi puxado especialmente
pelos híbridos PHEV), que totalizaram 6.944 veículos, o equivalente a 48% das
vendas de eletrificados no mês. Em relação a fevereiro (5.884), o aumento foi
de 18%. Em relação a março de 2024 (3.128), a alta foi ainda mais expressiva:
122%.
Já os 100% elétricos (BEV) representaram 33%
das vendas de eletrificados em março, com 4.801 emplacamentos. Sobre fevereiro
(4.492), houve um crescimento de 7%. No entanto, sobre março de 2024 (6.137),
os BEV sofreram uma retração de 22%. A queda dos BEV pode estar relacionada à
consulta pública lançada em abril de 2024 pelo Corpo de Bombeiros do Estado de
São Paulo. A iniciativa abriu um intenso debate nacional sobre segurança na
recarga dos veículos elétricos, o que pode ter gerado incertezas entre os
consumidores.
Neste momento, o Corpo de Bombeiros de São
Paulo e outros estados estão concluindo os estudos e testes sobre o tema e
devem apresentar um conjunto de normas de aplicação nacional até o final do
semestre.
Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex)
responderam por 18% das vendas de eletrificados, com 2.635 veículos emplacados
no mês. Dentro desse grupo, o HEV Flex manteve sua participação de 11,5%,
totalizando 1.656 veículos vendidos. Um aumento de 13% em relação a fevereiro
(1.464), mas uma queda de 18% em relação a março de 2024 (2.020).
Os HEV a gasolina representou 7% do mercado,
com 979 veículos vendidos em março. O desempenho indica uma queda de 15% frente
a fevereiro (1.148) e de 20% sobre o mês do ano passado (1.221).
Mercado de eletrificados leves por
tecnologia em março:
• PHEV: 6.944 (48,3%)
• BEV: 4.801 (33,4%)
• HEV FLEX: 1.656 (11,5%).
• HEV: 979 (6,8%)
A região Sudeste continua liderando as
vendas de veículos eletrificados no Brasil, mas sua participação no mercado vem
diminuindo. Em março, o Sudeste respondeu por 46% das vendas nacionais de
eletrificados (6.667, sobre 14.380). No mesmo mês do ano anterior, essa fatia
era maior: 50,3% (6.294 veículos). Apesar de um crescimento geral de 6% nas
vendas de eletrificados em 12 meses, o Sudeste perdeu representatividade no
cenário nacional.
Em contrapartida, outras regiões começam a
ganhar destaque. Regiões como Sul e Centro-Oeste vêm ampliando sua
participação, consolidando uma tendência de descentralização das vendas de
eletrificados no país
Participação no mercado de elétricos plug-in – março/24.
Participação no mercado de elétricos plug-in – março/25.
De janeiro a dezembro/24, os veículos plug-in tiveram a maior participação de vendas do mercado de eletrificados.
Eletrificados superam previsões e crescerão
90% em relação a 2024, diz entidade.
O avanço da eletromobilidade em regiões como
o Sul e o Centro-Oeste pode estar diretamente ligado a políticas públicas
estaduais de incentivo ao setor. Um exemplo é o Distrito Federal, onde veículos
elétricos são isentos do pagamento do IPVA. Medidas como essa vêm estimulando a
adesão à nova tecnologia e contribuindo para o crescimento da participação
dessas regiões nas vendas nacionais de eletrificados.
Os 5 municípios que mais venderam veículos
eletrificados leves em março:
• 1º – São Paulo: 1.906
• 2º – Brasília: 1.796
• 3º – Belo Horizonte: 587
• 4º – Rio de Janeiro: 488
• 5º – Campinas: 392
Micro híbridos
Em março de 2025, os micros-híbridos
(veículos híbridos leves, sem tração elétrica) alcançaram 3.529 emplacamentos.
Desse total, 2.395 correspondem a modelos MHEV 12V e 1.134 a MHEV 48V. Na
comparação com o mesmo mês do ano anterior (3.249), esse segmento registrou um
crescimento de 8%. O desempenho dos micros híbridos no primeiro trimestre
confirma que essa tecnologia tem espaço junto aos consumidores brasileiros. O
acumulado de janeiro a março chegou a 10.724 unidades.
ABVE disponibiliza em seu
site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao
mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em
três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade. Os mapas são
interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Geografia da
Eletromobilidade”, é possível verificar a venda por estados e por municípios.
Já em “Frotas”, é possível verificar o percentual de distribuição das
tecnologias por estado. As informações são atualizadas mensalmente: https://abve.org.br/bi-geral/. (revistapetrus)
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