quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Grupo Potencial começa a usar biodiesel em sua frota de caminhões

O Grupo Potencial deu início à substituição da sua frota de caminhões a diesel por veículos Scania adaptados para utilizar 100% de biodiesel, biocombustível produzido a partir de óleos vegetais e gorduras residuais.
Grupo Potencial começa a usar biodiesel B100 em frota de caminhões Scania.

Frota de caminhões da empresa usará biodiesel 100% feito de material orgânico e, com isso, redução das emissões de CO₂ chega a 95%.

As empresas produtoras de biodiesel estão começando a dar o exemplo. No fim do ano a JBS anunciou testes de uso de B100 em sua frota própria, agora chegou a vez do grupo Potencial. Em uma parceria com concessionária oficial da Scania, a empresa começou a circular com o seu primeiro caminhão usando biodiesel puro como combustível.

O trajeto inaugural aconteceu em 28/12/23 entre o porto de Paranaguá e a usina de biodiesel da Potencial, localizada na Lapa (PR). Para ficar pronto para circular com biodiesel o caminhão passou por uma adaptação, ao custo de R$ 20.000,00, realizada pela própria Scania.

Primeiro caminhão da frota da Potencial movido a biodiesel iniciou operação em 28/12/23.

Grupo Potencial inicia substituição de frota com caminhão a biodiesel.

Primeiro veículo abastecido com 100% de biocombustível está em operação desde 28/12/23, no trajeto entre o Porto de Paranaguá e usina da Potencial em Lapa (PR)

Projeto está apenas no começo. Nessa primeira fase a empresa pretende gastar R$ 26,4 milhões com a aquisição e adaptação de 24 caminhões para que eles possam funcionar tanto com biodiesel puro como com diesel B. A 2ª parte do projeto prevê visa fazer parceiras com outras montadoras para a conversão do restante da frota da empresa. O primeiro caminhão convertido é um modelo de 2019.

Carlos Eduardo Hammerschmidt, vice-presidente do Grupo Potencial, ressalta que o uso de biodiesel no lugar do diesel comum busca incentivar a sustentabilidade no segmento. “Nosso principal objetivo é reduzir nossa emissão de gases de efeito estufa e trazer a transição energética para o setor de combustíveis. Iniciamos com uma unidade piloto e, no segundo trimestre de 2024, já devemos ter mais 24 unidades movidas a biodiesel”, afirma. Ainda, de acordo com ele, durante o ano serão realizados diversos estudos de performance do produto na frota. (biodieselbr)

Nenhum comentário: