Fabricado a partir da reação entre óleos e gorduras renováveis e hidrogênio, o diesel verde é quimicamente idêntico ao diesel de petróleo e, por isso, pode ser usado até mesmo puro em motores sem qualquer modificação. Seu uso tem crescido em nível mundial. Nos Estados Unidos, ele já supera o biodiesel como principal alternativa ao diesel fóssil.
Esforço Voluntário
A mudança é voluntária. Embora a Lei do Combustível do Futuro determine
metas para o uso de até 3% de diesel verde, seu uso só deve se tornar
obrigatório a partir de 2027. A expectativa da empresa é – no futuro – aumentar
ainda mais o percentual de diesel verde presente nos combustíveis usados por
sua frota.
A empresa já usa o produto há dois anos nos caminhões que atendem o
Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
A expectativa é que a adoção do diesel verde nas operações de Guarulhos reduza as emissões da empresa de 80 toneladas de CO2 por ano. A Vibra tem como meta zerar suas emissões dos escopos 1 e 2 ainda este ano.
Diesel Renovável HVO proporciona redução de aproximadamente 90% de emissões de gases de efeito estufa.
Vibra começa a abastecer com Diesel HVO caminhões em operação no
aeroporto de Guarulhos
Desde dezembro/2022, os caminhões da BR Aviation já operam com o Diesel
Renovável HVO no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
(biodieselbr)
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