sábado, 24 de outubro de 2009

Produção cresce 11%, mas safra de etanol diminui 3% no centro-sul do país

Segundo a Unica, mais uma vez as chuvas afetaram o volume potencial de moagem de cana-de-açúcar na região.
Conforme relatório de acompanhamento de safra da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), até 16 de outubro/09, o volume de cana moída cresceu 8,86% no centro-sul, na comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo 412,748 milhões de toneladas. Já a produção de açúcar cresceu 11,07% até 16 de outubro/09, totalizando 22,978 milhões de toneladas. A produção de etanol, no entanto, recuou 3,06%, atingindo 17,95 bilhões de litros, contra 18,52 bilhões de litros no mesmo período do ano passado, devido à queda de 27% na produção de anidro.
Segundo a Unica, mais uma vez, as chuvas afetaram o volume potencial de moagem de cana-de-açúcar na região centro-sul do país, ao longo da primeira quinzena de outubro. Apesar disso, o volume obtido entre 1 e 15 de outubro/09 foi o terceiro maior total quinzenal da safra 2009/10, atingindo 35,2 milhões de toneladas, total 18,1% acima da moagem na quinzena anterior (segunda quinzena de setembro).
As condições climáticas ao longo da quinzena foram mais favoráveis à colheita no Estado de São Paulo, enquanto nos demais Estados do centro-sul as condições foram semelhantes às da segunda quinzena de setembro, sendo o Estado do Paraná o mais prejudicado.
Apesar da quantidade de cana processada ter ficado 8,86% acima do registrado um ano atrás, a produção final de açúcar e etanol cresceu apenas 2,47%, devido à menor concentração do teor de açúcar na cana. A concentração mais baixa é conseqüência do desenvolvimento vegetativo da planta, causado pelas chuvas acima da expectativa ocorridas desde o mês de julho de 2009.
As saídas físicas de etanol ocorridas na primeira quinzena de outubro permanecem nos mesmos níveis das quinzenas anteriores. A redução nas saídas de etanol hidratado deve ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro, em função dos preços relativos entre o etanol e a gasolina. Em torno de 35% do mercado nacional, já se verifica uma relação de preços do etanol superior a 65% do preço da gasolina na bomba.

Nenhum comentário: