sábado, 2 de outubro de 2010

Carro elétrico: tecnologias em questão

A indústria automobilística trabalha para oferecer tecnologias mais amigáveis do ponto de vista energético e ecológico e a eletrificação do carro é vista hoje como uma dassoluções neste sentido. As evoluções da engenharia na área e a aplicação da tecnologia no Brasil serão discutidas em painel sobre Veículos Leves, dia 5 de outubro, durante o Congresso SAE BRASIL 2010.
O painel – A evolução da Tecnologia para Eletrificação do Carro – reunirá especialistas de diferentes segmentos da engenharia para apresentações e debate de propostas tecnológicas sobre motores, eletrônica e baterias. “Também vamos discutir o impacto de uma demanda crescente de energia na infraestrutura energética dos diversos países”, adianta Fábio Ferreira, chairman do Comitê de Veículos Leves do Congresso SAE BRASIL.
Uma visão de montadora será dada pela Fiat Automóveis, com Leonardo Cavalieri, supervisor de Inovação, Acessórios e Veículos Especiais, que também falará sobre o carro conceito Palio Weekend Elétrico.
Gerenciamento e tecnologias de baterias será o tema de Alex Pacheco, diretor de Equipamentos da Johnson Controls. “Novas propostas para obtenção e armazenamento de energia elétrica saem dos laboratórios para o mercado, e a palestra mostrará como isso avança”, diz Fábio Ferreira.
Jörg Ohlsen, CEO da EDAG do Brasil, falará sobre o elétrico LightCar, desenvolvido pela EDAG, numa visão sistêmica sobre tecnologias. Quanto aos impactos no fornecimento de energia e os investimentos no país serão apresentados por Marcelo Rodrigues Soares, coordenador do Projeto de Veículos Elétricos da CPFL Energia, que já faz testes de pontos de recarga de veículos elétricos e plug-in na sua sede em Campinas, SP. A palestra também vai tratar sobre das ações da CPFL em veículos elétricos.
Emissões – Também no dia 5, será realizado o painel “Soluções para Reduzir o Consumo de Combustíveis e Emissões”. Fábio Ferreira conta que a indústria avança no desenvolvimento de veículos mais ‘verdes’. “Novas tecnologias voltadas ao aumento da eficiência dos motores e transmissões, além de materiais mais leves e melhorias aerodinâmicas são as apostas para redução do consumo e emissão de gases de efeito estufa”, diz.
Nesse painel, Augusto Dornelles Filho, gerente de Contas Estratégicas da DuPont, falará sobre novos materiais para redução do peso dos carros. “Hoje temos avanços no setor, como alumínio, fibra de carbono, resinas plásticas e outros elementos que resultam na queda do consumo de combustível e de emissões”, informa.
O painel contará, ainda, com palestra de Roberto Krenus, especialista de Engenharia da Delphi, que falará sobre tecnologias voltadas à eficiência de motores e transmissões; e também José Luiz Loureiro, gerente executivo da Volkswagen do Brasil, que abordará as novas tecnologias aplicadas em pneus e motor para reduzir o consumo e emissões. Serão abordados, ainda, impactos ambientais e tendências de legislação, por Ruy Quadros, coordenador de Extensão do Instituto de Geociência da Unicamp.
“Esse painel trará uma visão ampla da evolução dos veículos leves em trem-de-força, chassis e aerodinâmica para a diminuição do impacto no meio ambiente”, ressalta Fábio Ferreira.
O 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL será realizado de 5 a 7 de outubro de 2010, no Expo-Center Norte, em São Paulo e contará com 136 trabalhos técnicos (“papers”) apresentados por engenheiros e profissionais de indústrias e universidades, sobre as diversas áreas da mobilidade, além de 20 painéis de debates, nas áreas de duas rodas, veículos leves, caminhões e ônibus, aeroespacial, ferroviário, tecnologia da informação, educação, internacional, gestão, máquinas agrícolas e construção e manufatura/qualidade.
Além dos “papers” e painéis, o Congresso SAE BRASIL 2010 reunirá em sua mostra tecnológica as principais marcas nacionais e estrangeiras da área da mobilidade, entre montadoras, sistemistas e demais empresas do setor, que irão apresentar tecnologias e serviços em seu estado de arte, em mais de 130 estandes.
O presidente do Congresso SAE BRASIL 2010, Egon Feichter, destaca que o maior objetivo do Congresso e Exposição SAE BRASIL é expor e debater as competências da engenharia brasileira e seus desafios visando soluções inovadoras para a mobilidade do futuro. Outro escopo é reunir as novidades tecnológicas desenvolvidas pelas principais empresas nacionais e internacionais do setor na exposição de tecnologias. “É no Congresso e Exposição SAE BRASIL que as montadoras, sistemistas e demais empresas do setor revelam os avanços tecnológicos que reservam para o futuro da mobilidade brasileira”, afirma. anos. (informações do SAE Brasil) (ambienteenergia)

Nenhum comentário: