quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Toyota desenvolve veículo elétrico de dois lugares e teto solar

A Toyota Manufacturing UK diz que está liderando um consórcio para investigar a viabilidade de um veículo elétrico leve de micro mobilidade com teto fotovoltaico, conectividade digital e componentes sustentáveis.
Veículo conceitual Toyota FT-Me.

Um consórcio liderado pela Toyota Manufacturing UK, uma subsidiária da Toyota Motor, está investigando a viabilidade de um veículo elétrico leve de dois lugares com energia solar fotovoltaica integrada, conectividade digital e componentes sustentáveis.

O estudo de viabilidade se concentrará em um veículo do tipo L6e de última milha modelado no conceito de micro mobilidade FT-Me da Toyota anunciado no início deste ano. Um tipo L6 é um veículo de 4 rodas ou quadriciclo com velocidade máxima de 45 km.

O projeto inclui um teto solar integrado ao veículo (VIPV) a ser projetado, desenvolvido e validado pelo parceiro do consórcio Savcor, uma empresa de tecnologia finlandesa. O VIPV destina-se a estender a autonomia em 20%, “criando uma solução que suporta o uso diário médio sem carregar”, disse a Toyota Manufacturing UK em um comunicado à imprensa.

ELM Mobility, com sede no Reino Unido, que possui seu próprio veículo de micro mobilidade, um tipo L7eCU maior com volume de carga de 4 m², de acordo com seu site, pesquisará o potencial para maximizar os componentes compartilhados. Esse trabalho tem o potencial de reduzir os custos de desenvolvimento duplo e, ao mesmo tempo, criar economias de escala, de acordo com a empresa.

Toyota FT-Me recarrega com energia solar e dispensa pedais e habilitação

Componentes de conectividade digital e o uso de materiais reciclados leves e sustentáveis também estão planejados.

Liderado por uma equipe da Toyota em Derby, Inglaterra, o projeto será apoiado por pesquisadores da Universidade de Derby, que fornecerão experiência em comportamento do usuário de micro mobilidade e viabilidade de energia solar.

Os parceiros do consórcio garantiram £ 15 milhões (US$ 20 milhões) em financiamento equivalente, de acordo com um anúncio separado do Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido, observando que o financiamento é do programa de Pesquisa e Desenvolvimento Colaborativo do Centro de Propulsão Avançada do Reino Unido (APC), visando tecnologias de emissão zero e novos conceitos de mobilidade.

Outro exemplo recente de energia solar fotovoltaica sendo usada com veículos leves de micro mobilidade é o consórcio European Giants, que está desenvolvendo protótipos integrados ao VIPV de veículos das classes L5, L6 e L7 fornecidos por vários fabricantes internacionais. E no ano passado, a equipe francesa Croisière Verte usou um Citroën Ami modificado para demonstrar o potencial de veículos elétricos portáteis solares e compactos e leves em uma jornada continental africana.

A principal característica da cabine é a ausência dos pedais, já que todo controle do carro é feito pelo volante multifuncional. Esta função, um tanto quanto diferente, permite que usuários de cadeira de rodas o utilizem sem nenhuma modificação. Além disso, o pequeno carro também tem conectividade, graças a um aplicativo próprio que transforma o celular do usuário em quadro de instrumentos. (pv-magazine-brasil)

Nenhum comentário: