terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Inovações e tecnologias para o século 21

O movimento de negócios em torno da Economia Verde, a partir de 2014, está estimado em US$ 1 trilhão. Entre as alternativas para conciliar desenvolvimento e preservação do meio ambiente está o investimento em tecnologias limpas e energias renováveis. Nos Estados Unidos, por exemplo, projeta-se que 85% da energia utilizada até 2035 serão provenientes de fontes renováveis. Os exemplos se multiplicam por todos os cantos, como mostra o Bright Green Book, o “Livro Verde do Século 21”.
A publicação, que reúne 100 casos de práticas sustentáveis de diferentes continentes, será apresentada nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, para representações diplomáticas, empresas públicas e privadas e imprensa, na “Embaixada Verde” da Itália, em Brasília. A iniciativa é do Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (EUBRA) e da Agência Brasileira de Investimentos Climáticos, em parceria com a ONU-Habitat, a prefeitura do Rio de Janeiro e o Ministério das Relações Exteriores, além do apoio do Banco do Nordeste.
A Itália é o primeiro país a ter uma “Embaixada Verde” no Brasil. O projeto piloto consiste tanto na experiência regulatória da instalação de painéis fotovoltaicos na sede, realizada em parceria com a Enel Green Power, CEB (Companhia Energética de Brasília) e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), como na utilização de um carro elétrico construído pela Itaipu Binacional e Fiat.
“A energia exercerá papel fundamental, uma vez que é pré-condição para o crescimento econômico e para o desenvolvimento”, diz Robson Oliveira, presidente do EUBRA, lembrando que a seleção dos casos para o Bright Green Book foi feita por pesquisadores do EUBRA e da Onu-Habitat, levando em consideração a importância do avanço tecnológico e seus impactos na preservação do meio ambiente. Estão sendo examinados cerca de 350 casos em diversos países, onde o uso de tecnologia limpa está dinamizando os setores de finanças, planejamento urbano e desenvolvimento local. Durante a apresentação serão ilustrados vários casos, como por exemplo os da China, Alemanha, EUA, Itália e Brasil.
Além da publicação, no evento será apresentada a Conferência Rio 2012 – A construção do seu legado e os grandes eventos previstos até 2016, bem como o lançamento pelo Banco do Nordeste do livro “Um Brasil chamado Nordeste”, com dados do potencial sustentável da região. O evento faz parte do Road Show nacional e internacional de preparação para o Bright Green Cities – BGC- Rio Global Green Business, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 31 de maio a 3 de junho de 2011. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: