China e Estados Unidos são mercados mais atrativos para veículos elétricos, diz Accenture.
Na outra ponta, Brasil, Índia e Rússia são classificados como países 1hesitantes’ por seu baixo potencial de crescimento e demanda pequena.
Uma
pesquisa realizada pela Accenture Research aponta que a China e os Estados
Unidos são os países que possuem maior potencial de crescimento na
comercialização de veículos elétricos. A combinação de fatores tecnológicos,
econômicos e políticos – entre eles entradas mais planejadas de veículos
elétricos no mercado de massa, ao longo dos próximos quatro anos – poderia
trazer às montadoras oportunidades de investimento em nove mercados adicionais.
Por sua vez, o Brasil está classificado como um mercado 'hesitante' ao lado de
Índia e Rússia pelas pequenas dimensões de demanda e baixa taxa de crescimento.
A
consultoria analisou 14 mercados domésticos: Brasil, Canadá, China, França,
Alemanha, Índia, Japão, Holanda, Noruega, Rússia, Coreia do Sul, Suécia, Reino
Unido e Estados Unidos. Todos foram analisados considerando fatores locais, como
regulamentações governamentais e subsídios, bem como aspectos não específicos,
como a variação de veículos e o tempo de carregamento.
Entre
todos são justamente as duas maiores economias do mundo que foram classificadas
como as melhores, pois apresentam um extenso mercado e potencial para
crescimento. Outros fatores dentro deste cenário são o volume futuro de
compradores - que serão capazes de pagar pelos carros elétricos - e o
desenvolvimento de uma infraestrutura extensa de carregamento.
De acordo
com Christina Raab, diretora executiva da Accenture para a prática automotiva,
a política governamental pode mudar rapidamente as regras do jogo, mais do que
qualquer outro fator. E citou a China como exemplo. Por lá o governo local
estabeleceu metas para carros elétricos e híbridos plug-in para que eles
componham até 7% do total de vendas de automóveis em 2020 e, 40%, em 2030,
atingindo uma estimativa de 15,2 milhões de unidades.
Canadá,
França, Alemanha, Japão, Holanda, Noruega, Coreia do Sul, Suécia e Reino Unido
foram classificados como países com potencial elevado por suas altas
perspectivas de crescimento até 2020, mas com um mercado limitado no setor
atualmente. Eles foram tipificados com base nos planos dos respectivos governos
para investimentos significativos com o objetivo de tornar este tipo de veículo
mais atraente.
Já os
mercados classificados como hesitantes, explicou a Accenture Research,
caracterizam-se pela ausência de infraestruturas públicas de carregamento e
pelos baixos preços dos combustíveis, independentemente dos atuais preços do
petróleo. Na avaliação da empresa, esta combinação torna os veículos elétricos
economicamente pouco atraentes. Para esses mercados, continuou, os OEMs ainda
não devem fazer investimentos significativos, mas devem regularmente reavaliar
as oportunidades. Isto porque esses mercados vão exigir um alto investimento
para uma gama de novas capacidades, como treinamento de equipe de vendas e
pós-venda, assim que detectarem aumento na demanda. (canalenergia)
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