FORD mostra as diferenças da tecnologia dos carros elétricos, híbridos e
híbridos plug-in
A Ford vem difundindo em
várias partes do mundo sua tecnologia de veículos na área da eletrificação,
oferecendo modelos totalmente elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Com
o objetivo de mostrar as diferenças dessas propostas de veículos, a empresa
preparou um guia (ver infográficos abaixo) com informações sobre a
autonomia e sistema de recarga da bateria e as vantagens e condições de
uso que cada versão oferece.
A Ford anunciou recentemente
um investimento de US$ 4,5 bilhões para o lançamento de 13 novos veículos
elétricos até 2020. O primeiro da lista, com lançamento marcado para este ano
nos Estados Unidos e na Europa, é o novo Focus
Electric. O maior atrativo do modelo é um sistema de recarga ultrarrápido
em 480 V, corrente contínua, que repõe 80% da energia da bateria em apenas 30
minutos, com uma autonomia estimada de 160 km.
No Brasil a linha é
representada pelo Fusion
Hybrid, carro híbrido mais vendido e líder nacional do ranking de
eficiência energética do Inmetro. Na cidade de São Paulo, ele conta também com
o incentivo do desconto no IPVA e isenção do rodízio municipal, válido para
veículos híbridos e elétricos.
Tecnologia
- O híbrido, como o Ford
Fusion Hybrid, é um veículo que combina um motor a gasolina e um motor elétrico
alimentado a bateria. Ao rodar, o carro muda automaticamente entre os dois,
para oferecer a melhor eficiência e desempenho.
- Já um híbrido plug-in, como
o Ford
C-Max Energi, é um veículo similar ao híbrido, mas com a opção de ser
recarregado na tomada. Em baixa velocidade, ambos podem rodar no modo elétrico,
o que significa menos paradas no posto de combustível.
- Um carro totalmente
elétrico, como o Ford Focus Electric, é alimentado exclusivamente por uma
bateria recarregável. Ou seja, não precisa de uma gota de gasolina e produz
zero emissões de CO2.
Opções de recarga
- Para recarga da bateria,
tanto os híbridos como os híbridos plug-in e veículos elétricos da Ford contam
com o recurso da frenagem regenerativa. É uma tecnologia que capta a energia
das rodas quando são usados os freios.
- Os híbridos também
recarregam a bateria transformando a energia mecânica do motor a gasolina em
eletricidade.
- O híbrido plug-in tem um
motor a gasolina e uma bateria recarregável. A bateria é carregada de três
formas: pela frenagem regenerativa, transformando a energia mecânica do motor
em eletricidade e pela conexão com a rede elétrica.
- O veículo totalmente
elétrico é recarregado pela tomada na rede elétrica.
- Para carregar a bateria do
veículo elétrico ou híbrido plug-in, há duas opções, com uma tomada de 120 V
padrão ou uma estação de carga doméstica de 240 V, para carga mais rápida. O
Fusion 2017 vai adicionar uma terceira opção: a carga ultrarrápida em corrente
contínua 480 V.
- O
híbrido plug-in Ford C-MAX Energi pode recarregar totalmente a bateria em
apenas 2,5 horas usando a estação de 240 V.
Tipo de uso
- Como usa combustível, o
híbrido é indicado para viagens mais longas. A energia extra da bateria também
ajuda a economizar combustível.
- O híbrido plug-in combina o
melhor das duas tecnologias: pode rodar só no modo elétrico em trajetos curtos
e para distâncias mais longas funciona como um híbrido comum.
- O veículo elétrico é ótimo
para roteiros diários mais curtos. O Ford Focus Electric 2016 é recarregado em
apenas 3,6 horas numa estação de 240 V com autonomia estimada de 122 km por
carga completa.
(planetcarsz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário