domingo, 10 de maio de 2009

Japão quer mais álcool na gasolina até 2030

O Japão contra a poluição, planeja combater o aquecimento global e a disparada dos preços do petróleo exigindo que todos os carros do país sejam capazes de rodar com uma mistura de álcool e gasolina até 2030. A nova política, adotada pelo Ministério do Meio Ambiente, exigirá que todos os veículos sejam capazes de rodar com uma mistura de gasolina com 10% de álcool etanol, a partir de 2010.
A meta principal é combater o aquecimento global. Adotar a nova tecnologia não é muito difícil. O Japão atualmente permite a mistura de até 3% de etanol na gasolina, mas na prática "quase nenhum carro" roda com o combustível misturado.
Para estimular o mercado, o ministério vai incentivar a produção de etanol da ilha de Miyako, onde a cana-de-açúcar será convertida em combustível para os 20.000 automóveis do local ao longo dos próximos três anos. Misturando o combustível de base vegetal, o Japão reduzirá as emissões de gases causadores do efeito estufa, uma lata prioridade para o país, que é a segunda maior economia do mundo e o maior responsável pela poluição do ar.
O Japão também é um grande importador de petróleo, e pretende reduzir essa dependência.
Mas ainda há muitos obstáculos no caminho: o etanol é mais caro e tem menos energia que a gasolina. A meta de uma mistura de 10% também está muito aquém do que já é obtido no Brasil, por exemplo, e do que pode rodar em carros que a indústria automobilística dos EUA já é capaz de produzir.

Nenhum comentário: