Chegou o Fiat 147. O Fiat 147 está sendo lançado sem mistérios. Você já o viu em revistas, jornais e TV, sendo aprovado em testes de resistência, segurança e economia. Agora você vai vê-lo de perto e ao vivo. Um carro pequeno? Só por fora. Para poder manobrar e estacionar a vontade.
Por dentro, ele é incrivelmente espaçoso e confortável. Tem 80% do espaço destinado aos passageiros e 20% a partes mecânicas. Sua carroceria é monobloco com estrutura diferenciada, que permite deformação controlada da frente e na traseira, e maior rigidez no habitáculo.
Os passageiros ficam mais protegidos. O Fiat 147 tem direção, câmbio e freios extremamente obedientes. A direção tem um raio de giro bem menor que o comum. Com coluna retrátil em duas articulações. O câmbio é de quatro marchas sincronizadas á frente e uma á ré.
Os freios são a disco na dianteira e a tambor na traseira, com duplo circuito hidráulico e corretor de freada no eixo traseiro. O Fiat 147 tem suspensão dianteira independente tipo McPherson, com molas helicoidais e estabilizador.
A suspensão traseira também é independente, com feixe de molas transversal que funciona como barra estabilizadora. A embreagem é monodisco a seco, tipo chapéu chinês. A tração é dianteira. O que resulta, entre outras vantagens, em mais estabilidade nas curvas e nas freadas.
O motor do Fiat 147 é colocado transversalmente, ocupando menos espaço e proporcionando mais segurança. É um motor de 4 tempos, com 4 cilindros em linha (1.049 cm3). Sua potência é de 55 CV (SAE) a 5.800 rpm. Seu torque é de 7,8 kgm a 3.800 rpm.
A taxa de compressão é de 7,2:1. Alta o bastante para uma perfeita queima de combustível, baixa o suficiente para usar gasolina comum. O comando de válvulas é no cabeçote, proporcionando funcionamento mais silencioso e exigindo menos regulagens.
O Fiat 147 é extremamente econômico. A velocidade normal ele pode fazer mais de 14 km de estrada com 1 litro de gasolina. Os pedestres também vão ficar muito felizes com o carro: ele vem de fábrica de acordo com as normas antipoluição exigidas na Europa.
Você já entendeu porque o Fiat 147 foi aprovado em testes de resistência, segurança, desempenho, economia, conforto. Agora a decisão é sua.
Um comentário:
Notei que 100% do texto desse post foi copiado do meu blog Notícias Automotivas. Quando isso é feito, peço que seja colocado um link para meu blog, na barra lateral do seu, ou pelo menos no fim do texto da notícia.
Postar um comentário