quinta-feira, 14 de junho de 2012

‘Sustentabilidade pode ser divertida’

‘Sustentabilidade pode ser divertida’, diz criadora de bola que gera energia
Nigeriana Jessica Matthews participou de painel do TEDxRio+20.
‘Jogando bola, é possível acender lâmpadas e carregar o celular’, diz ela.
"Sustentabilidade pode ser divertida", disse Jessica O. Matthews, criadora da sOccket, a bola que que gera e acumula energia a cada chute, em apresentação no painel "Da ignorância à sabedoria", que, até agora, foi uma das mais aplaudidas do evento TEDxRio+20, que acontece em 11/06/12 no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.
“O jogo é universal, pode ser encontrado no Iraque, na guerra; na África do Sul; no Brasil. Pensei então em juntar essa paixão pela bola com a solução para muitos problemas de energia”, disse ela. Jessica afirma que não é engenheira, apenas uma psicóloga natural da Nigéria, e cada vez que vai visitar a família em seu país sofre com as constantes faltas de luz, típicas da maior parte dos países da África.
Simpática, disparando frases inteiras num quase bom português, Jessica diz que não sabe jogar bola, mas quem gosta vai aproveitar muito a sOccket.
“Um jogo com a bola garante um ventilador ligado por 30 minutos. Você joga bola, ela fica carregada de energia, e com ela, você recarrega seu celular, acende lâmpadas de led, ou liga seu aparelho de som”. A sOccket já existe em países como Índia, Honduras e Costa Rica, onde adultos e crianças se divertem chutando bola.
Bola para comunidades carentes
Em 16 e 17/06/12 Jessica estará no Morro dos Prazeres, comunidade de Santa Teresa, na região central do Rio, para levar uma bola para as crianças. No sábado, dia 23, estará na comunidade de Cantagalo, em Copacabana, Zona Sul do Rio, para também presentear as crianças com a bola que pode até recarregar o celular.
Jessica disse que até o fim do ano haverá mil bolas sOccket pelo mundo. Já existem na Índia, no México, na Costa Rica, na Colômbia, na África do Sul e, em muito breve, no Brasil. Por enquanto ainda não se pode comprar uma bola para uso próprio, mas é possível adquiri-las pela internet (www.unchartedplay.com) ao custo de US$ 60 e doá-las a um dos grupos sugeridos pelo site.
Jessica Matthews, à esquerda, faz demonstração da bola sOccket, que gera eletricidade a partir de chutes
Marina emociona
A ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, emocionou o público do TEDxRio+20 ao falar no sobre seu passado nos seringais. Na tarde desta segunda-feira (11), no Forte de Copacabana, ela disse que é preciso separar ética de política e pôr fim ao projeto de poder pelo poder e do dinheiro pelo dinheiro. “Isso nos transforma em exterminadores do futuro”, disse.
Para ela, desenvolvimento sustentável não é apenas a criação de uma forma de energia mais limpa, mas sim, uma nova maneira de ser. “É preciso valorizar o ser, e não o ter. Vivemos o mal do excesso, o que nos falta é 'a falta da falta'. Estamos consumindo nosso planeta. A humanidade tem de se reencontrar com sua infância civilizatória. O modelo sustentável é usar com sabedoria recursos de milhares de anos”. (globo)

Nenhum comentário: