A mineradora comprou dois
veículos, com capacidade de transportar até 72 toneladas cada, da fabricante
chinesa XCMG Construction Machinery, subsidiária da Xuzhou Construction
Machinery Group, e as primeiras operações também apontam redução nos custos em
relação aos veículos a diesel.
Na mina indonésia de Sorowako, os testes com o primeiro caminhão no transporte de níquel começaram há duas semanas. Na semana que vem, será a vez do Brasil, com o segundo veículo, que transportará minério de ferro na mina de Água Limpa, em Minas Gerais.
Vale começa a testar caminhões de 72 toneladas 100% elétricos, em minas do Brasil e da Indonésia.
A operação dos veículos pela
Vale, que afirma ser pioneira no uso de tais caminhões entre as mineradoras
globais, faz parte do programa PowerShift da companhia, que tem o objetivo de
substituir combustíveis fósseis por fontes limpas.
As
emissões dos caminhões fora de estrada a diesel, veículos enormes que operam
nas minas, representam cerca de 9% do total de emissões de escopo 1 e 2 da
Vale, em todo o mundo, informou a companhia.
A Vale tem adotado várias estratégias para cumprir a meta de zerar suas emissões líquidas diretas e indiretas até 2050, entre elas a eletrificação de equipamentos usados nas operações. Para isto, estima investir entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões.
O caminhão elétrico de 72 toneladas em operação na Indonésia.
"No caso do caminhão
elétrico, é o melhor dos mundos porque zera as emissões de gás carbônico, então
atende de imediato ao objetivo", disse à Reuters o vice-presidente
executivo de Soluções Globais de Negócios da Vale, Alexandre Pereira,
acrescentando que a intenção da mineradora é fazer novas aquisições, inclusive
de outros fornecedores.
As baterias dos veículos terão
autonomia para mais de um dia de operação nas minas e serão recarregadas com
energia de fontes hidráulica, solar e eólica.
Por um acordo de
confidencialidade com a XCMG, a Vale não revela o valor dos caminhões, mas
afirma que conseguiu adquiri-los a preços abaixo de veículos equivalentes a
combustão.
"Só nas duas primeiras semanas de testes na Indonésia, a performance indica que a redução do custo operacional será de quatro vezes o necessário para rodar um caminhão a diesel", acrescentou Pereira.
Caminhão elétrico da chinesa XCMG em teste pela Vale na Indonésia.
Nessa estratégia de
eletrificação do transporte, os dois caminhões se somarão a duas locomotivas
elétricas que já operam no Brasil, nos pátios de portos dos Estados do Espírito
Santo e do Maranhão. (biodieselbr)
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