Vendas de eletrificados leves
no Brasil crescem 6,6% nos primeiros quatro meses do ano.
O resultado representa um
crescimento de 2,6% em relação a março, quando foram comercializadas 14.380
unidades. Na comparação com abril/2024 (15.206), houve uma pequena queda de
2,9%. Essa retração é atribuída a fatores sazonais (mais emendas de feriados em
abril deste ano do que em abril/2024) e à nova metodologia da ABVE, adotada a
partir de janeiro/2025, que deixou de contabilizar os veículos micro híbridos
MHEV nas estatísticas de eletrificados.
Ainda assim, o acumulado do
primeiro quadrimestre de 2025 (54.683) superou em 6,6% o volume registrado no
mesmo período de 2024 (51.296). Em relação a 2023 (19.579 unidades), o
crescimento é exponencial e alcança os 180%.
O mercado brasileiro de
veículos eletrificados tem apresentado uma expansão acelerada nos últimos 2
anos, impulsionada pelo aumento da oferta de modelos e pela entrada de novos
fabricantes no setor.
Desde 2023, os veículos
híbridos plug-in (PHEV) lideram as vendas anuais de eletrificados no Brasil,
consolidando-se como a principal tecnologia desse mercado. No acumulado do
primeiro quadrimestre de 2025, os PHEV representaram 50% (27.442) do total de
veículos eletrificados vendidos. O desempenho é expressivo quando comparado ao
mesmo período de 2024, quando esses modelos respondiam por 28% das vendas
(14.367), resultando num crescimento de 91%.
O avanço dos PHEV reflete a
preferência dos consumidores brasileiros por uma tecnologia que combina a
eficiência do veículo elétrico com a flexibilidade do motor a combustão,
garantindo autonomia diante da infraestrutura de recarga ainda limitada no
país. A atratividade desse segmento deve aumentar ainda mais com a chegada dos
modelos PHEV Flex, que, além da versão híbrida movida apenas a gasolina, agora
incluem a opção de uso do etanol. Entre as montadoras que já oferecem essa
configuração está a Caoa Chery, enquanto a GWM se prepara para lançar seus
próprios modelos PHEV Flex em breve.
Segundo o presidente da ABVE,
Ricardo Bastos, a diversidade de opções de eletromobilidade para atender
diferentes perfis de usuários explica o crescimento dos PHEV nos últimos meses.
O usuário desses veículos tende a rodar a grande maioria de seus trajetos,
inclusive viagens curtas, no modo elétrico, desfrutando de todas as vantagens
de um BEV 100% a bateria. E só adotará o modo híbrido eventualmente, em viagens
mais longas. Assim, o consumo real de combustível fóssil desse usuário será
muito baixo.
Em abril/2025, os veículos
eletrificados alcançaram uma participação de mercado (market share) de 7,5%. O
índice corresponde ao total de emplacamentos leves eletrificados (14.759) sobre
o volume total de vendas de automóveis e comerciais leves de todas as
motorizações no período, que totalizou 197.076 unidades, segundo a Federação
Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em abril, a maior
participação de mercado continua sendo dos elétricos plug-in (BEV e PHEV), com
85,5% do total de eletrificados (12.615) – um crescimento de 7,4%, na
comparação com março (11.745). Os PHEV contribuíram com 53,5% (7.913) e os 100%
elétricos (BEV), com 32% (4.702).
A maior participação dos
elétricos plug-in no total de eletrificados foi puxada pelos PHEV. Em abril
foram 7.913 unidades desse modelo, com aumento de 14% em relação a março
(6.944). Sobre abril/2024 (3.735), o crescimento dos PHEV foi bem expressivo:
+112%.
As vendas dos modelos 100%
elétricos (BEV) totalizaram 4.702 unidades em abril. Na comparação com março,
houve uma leve queda de 2% (4.801). Na comparação com abril/2024 (6.705), a
queda foi de 30%.
Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 14,5% das vendas de eletrificados, com 2.144 veículos emplacados no mês. Os HEV Flex foram responsáveis por 8,9% (1.314) das vendas de eletrificados, com queda de 20,6% sobre março (1.656). Os HEV representaram 5,6% do mercado em abril (830). As vendas indicam uma queda de 15% sobre março (979).
Geografia da eletromobilidade
A maioria dos 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, teve aumento de vendas em abril (15, ou 56% do total), enquanto o restante teve queda (12, ou 44%). As flutuações de vendas nos estados podem ser percebidas nas variações de percentuais de participação das regiões brasileiras.
Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em abril/2025:
1º – São Paulo: 1.913
2º – Brasília: 1.467
3º – Campinas: 612
4º – Rio de Janeiro: 589
5º – Belo Horizonte: 500
(pv-magazine-brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário