terça-feira, 24 de junho de 2025

Estádio em São José dos Campos implementa sistema fotovoltaico

Estádio em São José dos Campos implementa sistema fotovoltaico de 128,76 kWp de potência.
Na casa do São José Esporte Clube no interior de São Paulo foram instalados 220 módulos fotovoltaicos no telhado do setor de cadeiras do estádio para gerar economia de 65% nos custos de conta de luz.
O estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, interior de São Paulo, realizou a instalação de um sistema de energia solar que conta com ais de 220 módulos fotovoltaicos no telhado do setor de cadeiras do estádio, totalizando 128,76 kWp de potência. Em apenas dois meses, o estádio reduziu em 65% os custos mensais com energia elétrica. O sistema, além de representar economia, contribui com o meio ambiente por meio da diminuição das emissões de CO2.

“Pouca gente imagina a quantidade de energia elétrica necessária para manter um estádio em funcionamento. Desde que assumimos a gestão do Martins Pereira estamos buscando medidas sustentáveis e racionais para reduzir insumos como energia e água”, explicou o engenheiro Luiz Carlos Bertti, que atua na administração do estádio.

O sistema de energia do estádio Martins Pereira passou a ser solar.

A autoprodução de energia por meio da fonte solar se mostra ainda mais estratégica em regiões com alta incidência solar, como no caso joseense. Segundo Bertti, o objetivo é transformar o Martins Pereira em um modelo de gestão eficiente. “Hoje podemos afirmar que a instalação dessas placas representa um marco para esse patrimônio da cidade”, afirma.

Além da energia solar no estádio, outras ações sustentáveis também vêm sendo adotadas. A equipe de manutenção realizou um mapeamento completo do sistema hidráulico e, com reparos e ajustes, conseguiu reduzir em 50% a conta de água do estádio. “Cada gota faz a diferença”, destacou o engenheiro.

A casa oficial do São José Esporte Clube passa agora a integrar um grupo seleto de arenas brasileiras como Maracanã, Mineirão e Mané Garrincha (além de Pituaçu, em Salvador), que já utilizam energia fotovoltaica como alternativa limpa e renovável. (pv-magazine-brasil)

Nenhum comentário: