sábado, 14 de março de 2009

Energia verde: uma fonte renovável

A demanda de energia na Terra vem crescendo de forma acelerada, trazendo problemas como disputas comerciais e o aquecimento da atmosfera, causado em parte pela queima dos combustíveis fósseis. A gravidade desse quadro poderia ser atenuada com o uso de combustíveis derivados de vegetais, que podem ser cultivados praticamente no mundo inteiro, de forma renovável e não poluidora.
É a chamada 'energia verde'. O Sol banha a Terra com impressionantes 15 x 1017 (15 seguido de 17 zeros) kWh de energia por ano. Desse total, 0,02% é armazenada nas plantas pela fotossíntese, reação que converte energia luminosa em energia química. O valor parece pequeno, mas é quase nove vezes o consumo energético mundial.
As 'plantações de energia' oferecem muitas vantagens: são renováveis, podem ser implantadas em larga escala, criam empregos na zona rural e não agridem o meio ambiente. Em princípio, não afetam o equilíbrio da atmosfera do planeta, pois as plantas consomem, através da fotossíntese, a mesma quantidade de gás carbônico que liberariam quando utilizadas como combustível, bastando que seja feito o correto dimensionamento e manejo da área cultivada e que sejam levados em conta os produtos consumidores de derivados de petróleo utilizados na plantação.
Hoje se sabe que diversos vegetais são apropriados para a produção de combustíveis. A biomassa pode ser obtida através do bagaço de cana-de-açúcar e da madeira de eucalipto e pinheiros. O etanol é produzido a partir do sumo da cana-de-açúcar e de outras plantas. É interessante assinalar que a produção de álcool de cana deixa como resíduo o bagaço, que pode ser utilizado como combustível para usinas termoelétricas. O bagaço da produção de álcool usado para substituir a gasolina como combustível nos automóveis brasileiros, seria suficiente para alimentar usinas termoelétricas, totalizando uma potência igual à de 12 usinas nucleares como a de Angra III.
O biodiesel tem como fonte qualquer óleo vegetal, o que inclui a soja e o milho. Plantas como aguapé e até o lixo orgânico permitem a produção do gás metano. E o hidrogênio pode ser obtido de algas verdes, de resíduos da agricultura, da indústria madeireira e do próprio etanol.
Portanto, a 'energia verde' poderia substituir parte dos combustíveis fósseis. O Brasil, país com grande potencial para as 'plantações de energia', devido à extensão territorial e às condições climáticas, já possui mais de 30 anos de experiência no uso do etanol, uma longa história de aproveitamento da madeira como fonte de energia e como carvão vegetal, além de contar com diversas instituições investindo em tecnologias para a produção do biodiesel.

Nenhum comentário: