quinta-feira, 26 de março de 2009

Biogás

Toda a matéria viva, após a morte é decomposta por bactérias microscópicas. Durante esse processo, as bactérias retiram da biomassa parte das substâncias de que necessitam para continuarem vivas, e lançam na atmosfera gases e calor. Este é o chamado biogás, fonte abundante, não poluidora e barata de energia.
O biogás pode ser obtido de resíduos agrícolas, ou mesmo de excrementos de animais e dos homens. Ao contrário do álcool da cana de açúcar e de óleos extraídos de outras culturas, não compete com a produção de alimentos.
O que é?
O biogás é uma mistura de gás metano ¾ principal componente, não tem cheiro, cor, nem sabor ¾ do gás carbônico e de outros gases em menor quantidade. Os outros gases possui um cheiro desagradável (semelhante a de ovo podre), mas como sua porcentagem é muito pequena, torna-se imperceptível.
O poder calorífico do biogás, que varia de 5 000 a 7 000 Kcal/m³, é devido à porcentagem do metano. Esta variação é decorrente da maior ou menor pureza (maior ou menor quantidade de metano). O biogás altamente purificado pode alcançar até 12 000 Kcal/ m³.
Um metro cúbico de biogás equivale a:
Ø 0,579 litro de querosene
Ø 0,553 litro de óleo diesel
Ø 0,454 litro de gás de cozinha
Ø 1,536 quilo de lenha
Ø 0,790 litro de álcool hidratado
Ø 1,428 kW de eletricidade
Funcionamento de motores, geradores, moto picadeiras, resfriador de leite, aquecedor de água, geladeira, fogão, lampião, lança-chamas.
Substituição do gás liquefeito de petróleo na cozinha
Nas propriedades agrícolas, o biogás é produzido em aparelhos chamados biodigestores e os resíduos são utilizados como fertilizante. Produz-se 1m³ de biogás com os ingredientes:
25 Kg de esterco fresco de vaca ou 5 Kg de esterco seco de galinha ou 12 Kg de esterco de porco ou 25 Kg de plantas ou casca de cereais ou 20 Kg de lixo.
O biogás pode ser utilizado de várias formas:
O biogás resulta da fermentação anaeróbica da matéria orgânica e é constituído por metano e dióxido de carbono. Os compostos de natureza orgânica adequada a este processo de digestão anaeróbica são as lamas das estações de tratamento dos efluentes domésticos, os efluentes das instalações agro-pecuárias e das indústrias agro-alimentares.
Ser vivo depois de morto é decomposto por bactérias, que retira da biomassa parte da substância de que necessitam para continuar vivas, lançando na atmosfera gases e calor, o biogás, fonte de energia abundante, barata e não poluidora, podendo ser obtido de resíduos agrícolas, excrementos de animais e homens. Contrário do álcool da cana e de óleos extraídos de outras culturas, não compete com a produção de alimentos.

3 comentários:

Anônimo disse...

ooooh que orror não entendi bosta nenhuma, seus bolo de merda..................

Anônimo disse...

horror se escreve com H viu.....certas pessoas tentam ser mais inteligentes que as outras atravéz da estupidez mais no fim acabam mostrando que são realmente ignorantes e escrevem "orror" sem H. Agora me pergunto se uma pessoa que escreve horror sem h poderia fazer um texto como este.....certamente NÃO. Por isso senhor indivíduo, dono do comentario acima, por favor tome vergonha na cara e pare de ficar criticando o trabalho dos outros.

Angela - Meio Ambiente disse...

O entendimento vem de acordo com o nível cultural de cada pessoa. A aprendizagem e a sabedoria surgem da necessidade e da vontade de agregar novos conhecimentos aos antigos valores.