domingo, 24 de fevereiro de 2013

Tecnologias para geração a partir do lixo

A geração de resíduos sólidos urbanos (RSU) no Brasil é bastante significativa. Assim, o gerenciamento adequado destes resíduos, inclusive com o aproveitamento energético, constitui-se um desafio para os municípios. Este trabalho tem como objetivo comparar o desempenho ambiental de três alternativas para tratamento e disposição de RSU: aterro sanitário, incineração e tratamento mecânico-biológico (TMB). A unidade funcional estabelecida para o estudo foi o tratamento e disposição de 1 t de resíduos gerados na região da cidade de São Paulo.
Além das alternativas de tratamento e disposição a serem comparadas serão analisados dois cenários com diferentes composições dos resíduos: (a) sendo 100% RSU e (b) sendo 90% RSU e 10% lodo proveniente do tratamento anaeróbio de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE). A ACV foi feita com o auxílio do software EASEWASTE.
O inventário para cada tecnologia foi finalizado e foi realizada a avaliação de impactos preliminar associada à implantação, operação e desativação de cada alternativa, bem como os impactos decorrentes do consumo de insumos, disposição final de rejeitos e contabilização da energia elétrica disponível. Ressalta-se que os resultados poderão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o gerenciamento dos RSU no país.
No dia 25 de fevereiro, o Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio) e a Emae promovem o Seminário “Impactos Ambientais e Sociais do Tratamento e Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos”, para apresentar os resultados do projeto.
O projeto tem por objetivo principal elaborar estudo comparativo por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) do potencial de geração de energia elétrica proveniente do aproveitamento energético de tecnologias de tratamento e disposição final de resíduos sólidos (de origem domiciliar, poda, varrição, comercial e industrial não perigoso), incluindo lodo proveniente de estação de tratamento de esgoto. Como objetivos secundários, estão incluídas as análises dos aspectos econômicos, mercadológicos e sociais das tecnologias de tratamento avaliadas. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: