A companhia de origem
italiana Nice, especializada em automação residencial e de edifícios, quer
aproveitar o aumento dos preços da
energia convencional em 2021 e os requisitos legais menos restritivos para o
uso da fonte solar para avançar com suas soluções de otimização para imóveis e
localidades equipadas com painéis fotovoltaicos.
Essa atuação se dá por meio da automação ao aproveitar, sempre que possível, a luz natural (como a abertura automática de persianas durante o dia, por exemplo), além de controlar o funcionamento de lâmpadas e demais equipamentos elétricos conectados, como ar-condicionado.
Segundo a companhia, já é possível programar seu sistema Yubii Home para utilizar o excedente de energia solar gerado quando existir, possibilitando economia para o usuário e redução do impacto ambiental. Também é possível integrar inversores elétricos na casa sem custo extra. Com isso, cada consumidor pode decidir o que fazer com a energia excedente.
No entanto, lembra a empresa,
ainda não existem sistemas de armazenamento suficientemente confiáveis ou
acessíveis ao mercado para evitar a perda de energia gerada, que não tenha sido
consumida em todos os momentos. Isso significa que todos os dias usuários são
obrigados a adaptar seus hábitos de consumo para aproveitar as horas de maior
produção, evitando assim pagar até dez vezes mais pela eletricidade que obtêm
da rede fora desse horário.
A empresa destaca que o aplicativo inversor permite que os proprietários de instalações de autoconsumo, especialmente domésticos, conheçam seus dados sobre geração e consumo, mesmo sem estarem habilitados a gerenciar esse equilíbrio. Outra função da ferramenta é a possibilidade de equilibrar a produção e consumo, de modo que a energia excedente é usada em diferentes aplicações cotidianas, como irrigação automática de jardim e carregamento de baterias de um veículo ou um aparelho elétrico, entre outros exemplos. Para essa funcionalidade precisa de um arquivo permitindo sua conexão com o IP do usuário, mostrando o painel de controle correspondente.
O gateway conecta as tecnologias Nice, FIBARO e elero e pode ser integrado a mais de 3 mil dispositivos de terceiros, graças à compatibilidade com os protocolos Z-Wave e Wi-Fi. Entre eles, vale destacar as principais marcas de inversores, que convertem a corrente contínua gerada com painéis solares fotovoltaicos em corrente alternada. Além de oferecer essa possibilidade de interagir com instalações fotovoltaicas, a Nice também disponibiliza ao mercado diferentes dispositivos que são alimentados por energia solar, como automatizadores de portões, portas e persianas. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário