O vertedouro de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com o Paraguai, deve permanecer aberto até pelo menos o fim de janeiro/23. A previsão da Diretoria Técnica se baseia nas condições hidrológicas do rio Paraná e no atual panorama no cenário de geração de energia. As comportas da calha esquerda foram abertas em 14/01/2023, com previsão inicial de duração de dez dias.
A medida é necessária para escoar o excedente de água não usado para geração de energia e manter a segurança da barragem. Outras hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) também passaram a verter nos últimos dias, como no complexo Belo Monte (Rio Madeira) e nas bacias dos rios São Francisco e Rio Grande. A elevação do nível do reservatório destas usinas foi causada pelo aumento das chuvas, associado ao incremento da geração pelas fontes fotovoltaica e eólica.
Após escassez recorde, hidrelétricas começam a abrir as comportas.
Depois de 15 meses fechadas,
as comportas dos vertedouros da usina hidrelétrica Itaipu Binacional, foram
reabertas em 14/01/23.
De acordo com comunicado da geradora, em 18/01/23, foram abertas as comportas do vertedouro da usina de Porto Primavera, em Rosana (SP), instalada no Rio Paraná, a montante (acima) de Itaipu. A última abertura do vertedouro de Itaipu ocorreu em 23/01/21, portanto, há mais de um ano. (canalenergia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário