Diretiva de energia renovável
da União Europeia aponta que os combustíveis à base de óleo de palma devem ser
eliminados até 2030.
A ministra alemã do Meio
Ambiente, Steffi Lemke, disse em 18/01/2023 que em breve enviará propostas ao
gabinete para que o país deixe de usar biocombustíveis de origem agrícola como
forma de reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
“Os biocombustíveis
representam consumo de terra e perda da diversidade biológica”, disse Lemke em
um discurso publicado no site do Ministério do Meio Ambiente.
“Para substituir apenas cerca de 4% do uso de combustível fóssil no transporte
rodoviário alemão, é necessário um espaço de terra na Alemanha e no exterior
que representa cerca de 20% da área agrícola alemã. Isso não é algo orientado
para o futuro”.
O programa da Alemanha para reduzir os gases de efeito estufa inclui o uso de mistura de biocombustíveis, como biodiesel e etanol, com combustíveis fósseis para reduzir as emissões de veículos rodoviários.
Alemanha acabará com uso de óleo de palma para produção de biocombustíveis.
Ministério do Meio Ambiente
do país não considera mais o combustível vindo do fruto como renovável.
Empresas petrolíferas têm uma
meta de redução de gases de efeito estufa que podem cumprir parcialmente com
biodiesel, muitas vezes feito de óleo de colza ou óleos vegetais residuais, e
etanol, que pode ser produzido a partir de grãos ou cana.
“Quero intensificar o uso de
biocombustíveis reais produzidos a partir de lixo, resíduos e óleo comestível
usado”, disse Lemke, acrescentando que ela enxerga mais potencial para reduzir
a cota de emissões de gases de efeito estufa no transporte rodoviário usando
biocombustíveis baseados em resíduos.
“Portanto, iremos, o mais
rápido possível, propor ao gabinete o ordenamento jurídico para a retirada de
biocombustíveis à base de alimentos e ração animal”, completou.
A Alemanha anunciou anteriormente que proibiria o uso de óleo de palma na produção de biocombustíveis a partir de 2023.
Alemanha deve suspender uso de óleo de palma para produção de biocombustível.
País acredita que
matéria-prima provoca desmatamento excessivo e não é renovável.
Matéria-prima foi
classificada pelo bloco como fator que resulta em desmatamento excessivo e não
pode mais ser considerado um combustível renovável para transporte. (biodieselbr)
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