Pelo terceiro mês seguido, os
veículos 100% elétricos (BEV) lideraram as vendas de eletrificados leves no
mercado nacional em fevereiro, com 3.639 emplacamentos, ou 34,8% do total neste
segmento (10.451).
Foram seguidos de perto pelos
veículos elétricos híbridos com recarga externa (PHEV), com 3.594 unidades
vendidas, ou 34,4%. Os híbridos convencionais sem recarga externa (HEV e MHEV)
chegaram a 30,8% (3.218).
A consolidação dos BEV abre
um novo capítulo na história do mercado brasileiro de eletromobilidade.
Os veículos 100% elétricos —
puxados pelos modelos da BYD e GWM — já tinham liderado as vendas do segmento
em dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
Dezembro de 2023: 16.279
eletrificados emplacados. BEV: 6.018 (37%) | PHEV: 5.353 (33%) | HEV+HEV flex+
MHEV: 4.908 (30%).
Janeiro de 2024: 12.026 |
BEV: 4.358 (36,3%) | PHEV: 3.910 (32,5%) | HEV+HEV flex + MHEV: 3.758 (31,2%).
Fevereiro de 2024: 10.451:
BEV: 3.639 (34,8%) | PHEV: 3.594 (34,4%) | HEV+HEV flex + MHEV: 3.218 (30,8%).
Em outro mês de vendas aquecidas,
fevereiro de 2024 consolidou uma tendência de crescimento dos veículos
elétricos com recarga externa (plug-in), que atingiram o patamar recorde de 70%
do total de eletrificados emplacados.
Segundo a ABVE Data, a participação dos plug-in (BEV + PHEV) nas vendas de eletrificados chegou a 69,2% do total em fevereiro, ficando os outros 30,8% para os híbridos sem recarga externa (HEV +HEV flex + MHEV). Em janeiro, essa participação tinha sido de 68,7%.
O primeiro bimestre de 2024, portanto, confirma a evolução verificada ao longo do ano passado, que inverteu a tendência do mercado nacional de eletrificados, dominado até 2022 pelos híbridos elétricos com motor flex a etanol, sem recarga externa.
Amadurecimento: — Os números
indicam um amadurecimento muito rápido do mercado brasileiro de
eletromobilidade— disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
—O consumidor brasileiro
demonstra uma confiança crescente nas novas tecnologias e se aproxima cada vez
mais do perfil dos mercados europeus, liderados pelos veículos plug-in e,
dentre estes, pelos BEV 100% elétricos—acrescentou.
Com os 10.451 emplacamentos
de fevereiro, a participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre
as vendas domésticas totais de automóveis e comerciais (155.283, segundo a
Fenabrave) chegou a 7% em fevereiro.
Desde de dezembro de 2023,
essa participação tem se apresentado acima dos 5%, o que sinaliza a maior
inserção da eletromobilidade no mercado brasileiro.
Novembro/2023: 5% (10.601
veículos) | Dezembro/2023: 7% (16.279) | Janeiro/2024: 8% (12.026) |
Fevereiro/2024: 7% (10.451).
Os números de veículos BEV
vendidos em fevereiro foram especialmente notáveis. Os 3.639 emplacados no
último mês correspondem a um aumento expressivo de 470% sobre as vendas dessa
tecnologia em fevereiro de 2023 (638 veículos).
Os híbridos plug-in (PHEV) também se destacaram. Os 3.594 emplacamentos de fevereiro representam um aumento de 193% sobre fevereiro de 2023 (1.227).
Já os híbridos convencionais sem recarga externa (HEV flex, HEV e MHEV) totalizaram 3.218 unidades em fevereiro, ou 32,5% acima das vendas de fevereiro de 2023 (2.429).
1ª publicação Crescimento
— Apesar do aumento entre 10% e 12% das alíquotas do Imposto de Importação de
veículos elétricos e híbridos em janeiro, o mercado total de eletrificados
(BEV+PHEV+HEV/MHEV) seguiu em crescimento acelerado neste início de 2024.
Os 10.451 eletrificados de
fevereiro foram a melhor marca para o mês em toda a série histórica da ABVE,
com um aumento impressionante de 143% sobre fevereiro de 2023 (4.294).
Porém, em relação a janeiro
de 2024 (12.026), houve uma queda de 13%, explicável pelo menor número de dias
do mês e os feriados do Carnaval.
Já o acumulado dos dois primeiros meses de 2024 (22.477) apresenta um crescimento expressivo de 155,5% sobre o mesmo bimestre de 2023 (8.797), indicando o vigor do mercado nos últimos 14 meses.
O avanço da infraestrutura de recarga tem sido um fator crucial para o aumento da participação de mercado dos veículos elétricos, reduzindo as preocupações dos consumidores em relação ao abastecimento.
Empresas como Raízen, BYD,
Ipiranga, Tupinambá, EZVolt, Vibra e outras têm desempenhado papel
significativo na expansão dos pontos públicos de recarga.
Modelos — Em relação aos
modelos e montadoras, as empresas chinesas BYD e GWM seguiram na liderança dos
emplacamentos de veículos elétricos no Brasil.
A BYD contribuiu com 42,37%
do total de emplacamentos em fevereiro, com seu modelo Song Plus GS DM sendo o
mais emplacado, seguido pelo Dolphin GS 180 EV.
Montadoras que mais
emplacaram veículos eletrificados em fevereiro de 2024: 1º – BYD (4.428); 2º –
GWM (1.715); 3º – Toyota (1.548); 4º – CAOA Chery (590); 5º – Volvo (338).
Modelos mais emplacados em fevereiro de 2024: 1º – Song Plus GS DM / BYD (PHEV); 2º – Dolphin GS 180 EV / BYD (BEV); 3º – Corolla Cross XRX Hybrid / Toyota (HEV flex); 4º – BYD Dolphin Plus 310 EV / BYD (BEV); 5º – Haval H6 PREM PHEV / GWM (PHEV).
Estados e municípios — São Paulo seguiu na liderança dos Estados que mais emplacaram veículos eletrificados em fevereiro com 3.497 unidades, seguido pelo Distrito Federal com 991 veículos e Rio de Janeiro com 786 veículos. Juntos, esses três Estados representaram 50,5% do total de emplacamentos do mês. (revistafatorbrasil)
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