terça-feira, 28 de julho de 2009

Emprego é usado como argumento de defesa em usinas

Trabalhadores trocam canavial por usina.
"Você não vai achar ninguém por aqui que fale mal da usina." O aviso foi dado à reportagem pela agente de saúde Maria das Graças de Andrade, 29 anos, no distrito de Chã de Cruz, município metropolitano de Paudalho, vizinho de Igarassu, onde se localiza a usina térmica a óleo diesel Termomanaus, que deve entrar em operação ainda neste mês.
Até dezembro, em torno de 1,5 mil pessoas recrutadas na região - municípios de Igarassu, Camaragibe, Paudalho - trabalhavam na obra civil da usina. "Isso aqui parecia um formigueiro", afirma Wendson Francisco Chagas, 29 anos. Wendson fazia parte do "formigueiro".
Começou a trabalhar na Termomanaus como servente de pedreiro e hoje é um dos eletricistas chave da usina, de acordo com o gerente Valclerc Braga.
Com a finalização da obra civil, hoje existem cerca de 300 trabalhadores no local, mas somente cerca de 130 permanecerão como funcionários contratados. A maioria dos trabalhadores foi selecionada com ajuda do SENAI. Com Wendson, o caminho foi o inverso. Seu talento como eletricista foi descoberto enquanto ele atuava como servente de pedreiro. A empresa o treinou e agora ele irá fazer o curso do SENAI para ter o diploma.
"Hoje tenho uma profissão, me sinto muito mais respeitado", diz Wendson, ex-trabalhador sazonal no corte da cana-de-açúcar que hoje tem salário de R$ 1.040,00 - sem incluir horas extras. "Sinto-me bem comigo mesmo, tenho planos de vida."
Maior usina térmica do mundo em número de geradores - total de 576 - de acordo com Braga, a usina recebeu um investimento de R$ 220 milhões dos acionistas Grupo Cantarelli e Vital Oliveira (de Pernambuco) e da goiana Aroanã Energia. Concluída, terá capacidade instalada de 246 MW - suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes.
Braga diz que a usina tomou alguns cuidados contra a poluição: foi concebida com 9 casas de força para que se possa modular a potência de acordo com a necessidade, visando minimizar as emissões de óxido de enxofre e óxido de nitrogênio.

Nenhum comentário: