Sustentabilidade, economia e ecologia são características que se unem no motor Cursor 8 E-100, projeto em desenvolvimento pela FPT, Powertrain Technologies, com uso voltado inicialmente para a indústria da cana-de-açúcar. Trata-se de uma inovação que utiliza o Etanol como força motriz para diversas aplicações nesse segmento, viabilizando, assim, a operação de “indústrias verdes” e mostrando-se uma solução viável para diversas formas de transporte que até então operam exclusivamente no ciclo Diesel.
O Cursor 8 E-100 é um motor turbo intercooler que conta com seis cilindros em linha, com quatro válvulas em cada, gerando potência e torque máximos de 243 kW @ 2.000 rpm e 1.300 Nm @ 1.600 rpm, respectivamente, informa a empresa.
O desenvolvimento desse motor implicou um grande desafio: transformar um motor Diesel em um propulsor 100% etanol. Isso envolveu a aplicação dos sistemas de ignição e injeção indireta Otto em motores de origem Diesel, sendo necessária a modificação do cabeçote para instalação desses sistemas. A FPT realizou, ainda, um trabalho de adequação de componentes para resistir às características químicas do etanol, bem como para efetuar uma calibração específica e conferir durabilidade e confiabilidade ao propulsor.
Todas as modificações garantiram a manutenção do torque original do motor, mesmo com a substituição do combustível, destaca a fabricante. O desempenho do Cursor 8 E-100 é equivalente ao da versão GNV. A utilização do ciclo Otto proporciona uma redução considerável do nível de ruído do motor. Foi possível também obter redução de custo em pós-tratamento, com a utilização de catalisador em três vias. Embora ainda estejam sendo realizados testes nesse a! specto, existe a expectativa de redução dos níveis de emissão de NOx e material particulado.
Somam-se a essas vantagens outras específicas para o setor de cana-de-açúcar. A primeira, e mais clara, é o uso de uma fonte de combustível 100% renovável. A logística do processo produtivo, incluindo transporte e armazenamento de combustível, também é simplificada, uma vez que utilizaria a própria estrutura já existente nas usinas. Tudo isso resulta em um grande ganho ambiental e em sustentabilidade, com o uso de uma fonte de combustível 100% renovável, comenta a empresa.
“O objetivo do desenvolvimento deste motor é ajudar a tornar o ciclo do álcool totalmente carbono neutro. Quando utilizamos combustíveis fósseis, retiramos o carbono do solo e, ao queimá-lo, o despejamos na atmosfera, aumentando assim o efeito estufa”, afirma Franco Ciranni, superintendente da FPT para o MERCOSUL.
Além do fator ambiental, a economia proporcionada pelo uso do Cursor 8 E-100 na indústria sucroalcooleira é outra grande vantagem mesmo considerando que a autonomia de um veículo movido a etanol é 44% da obtida com o movido a Diesel. Isso porque o valor a ser pago pelo etanol pelo produtor é menor que o preço médio do Diesel vendido a grandes consumidores.
O Cursor 8 E-100 é um motor turbo intercooler que conta com seis cilindros em linha, com quatro válvulas em cada, gerando potência e torque máximos de 243 kW @ 2.000 rpm e 1.300 Nm @ 1.600 rpm, respectivamente, informa a empresa.
O desenvolvimento desse motor implicou um grande desafio: transformar um motor Diesel em um propulsor 100% etanol. Isso envolveu a aplicação dos sistemas de ignição e injeção indireta Otto em motores de origem Diesel, sendo necessária a modificação do cabeçote para instalação desses sistemas. A FPT realizou, ainda, um trabalho de adequação de componentes para resistir às características químicas do etanol, bem como para efetuar uma calibração específica e conferir durabilidade e confiabilidade ao propulsor.
Todas as modificações garantiram a manutenção do torque original do motor, mesmo com a substituição do combustível, destaca a fabricante. O desempenho do Cursor 8 E-100 é equivalente ao da versão GNV. A utilização do ciclo Otto proporciona uma redução considerável do nível de ruído do motor. Foi possível também obter redução de custo em pós-tratamento, com a utilização de catalisador em três vias. Embora ainda estejam sendo realizados testes nesse a! specto, existe a expectativa de redução dos níveis de emissão de NOx e material particulado.
Somam-se a essas vantagens outras específicas para o setor de cana-de-açúcar. A primeira, e mais clara, é o uso de uma fonte de combustível 100% renovável. A logística do processo produtivo, incluindo transporte e armazenamento de combustível, também é simplificada, uma vez que utilizaria a própria estrutura já existente nas usinas. Tudo isso resulta em um grande ganho ambiental e em sustentabilidade, com o uso de uma fonte de combustível 100% renovável, comenta a empresa.
“O objetivo do desenvolvimento deste motor é ajudar a tornar o ciclo do álcool totalmente carbono neutro. Quando utilizamos combustíveis fósseis, retiramos o carbono do solo e, ao queimá-lo, o despejamos na atmosfera, aumentando assim o efeito estufa”, afirma Franco Ciranni, superintendente da FPT para o MERCOSUL.
Além do fator ambiental, a economia proporcionada pelo uso do Cursor 8 E-100 na indústria sucroalcooleira é outra grande vantagem mesmo considerando que a autonomia de um veículo movido a etanol é 44% da obtida com o movido a Diesel. Isso porque o valor a ser pago pelo etanol pelo produtor é menor que o preço médio do Diesel vendido a grandes consumidores.
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