sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bioenergia: um olhar para a África

Em sua décima segunda edição, a Revista Brasileira de Bioenergia volta seu olhar para o continente africano; mais especificamente, para seus potenciais na geração de energia a partir de biomassa, seus obstáculos nessa geração, seus contrastes e suas perspectivas. Desta forma, a Revista Brasileira de Bioenergia busca mostrar iniciativas e potenciais em bioenergia fora do Brasil, em outros cantos do mundo.
Dentre estas iniciativas, encontra-se o projeto Cogen for Africa, que visa a levantar dados abrangentes e atuais sobre o potencial de desenvolvimento bioenergético africano. Seu coordenador, Stephen Karekezi, é o entrevistado desta edição da Revista Brasileira de Bioenergia, na qual revela que a África Subsaariana tem uma vasta base de recursos energéticos a ser explorada, mas que também é dona de um sistema retrógrado de distribuição.
A África retorna, ainda, na seção Projetos do Cenbio, acompanhada pela Ásia e América Latina: países nos três continentes em questão foram objeto do estudo Bioenergy and Poverty Alleviation, organizado pela Rede Global em Energia para o Desenvolvimento Sustentável (Gnesd) e coordenado no Brasil pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO) e pelo CentroClima.
Esta edição traz ainda uma reportagem sobre as possibilidades positivas e negativas para o meio ambiente com a prática de incineração de resíduos, apresenta o trabalho da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) nos estudos de implementação de biocombustíveis na aviação, e um artigo de Vicente Mazzarella e Nathalie Khouri, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), sobre o potencial do uso de capim-elefante para geração de energia ao redor do mundo. (ambienteenergia)

Nenhum comentário: