terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Estudo sobre energia solar até o início de 2012

EPE encaminha ao MME estudo sobre energia solar até o início de 2012
Tolmasquim defende contratação de pequenas quantidades da fonte em eventuais leilões, que dependem de decisão do ministério.
A Empresa de Pesquisa Energética praticamente concluiu o estudo sobre a introdução da energia solar na matriz energética nacional. A expectativa do órgão é encaminhar o documento para o Ministério de Minas e Energia nos próximos dias ou no máximo no início de 2012. "Estamos fazendo as últimas revisões", afirmou Maurício Tolmasquim, presidente da EPE, em entrevista exclusiva à Agência CanalEnergia concedida na semana passada.
O executivo afirmou que o estudo é dividido em duas partes - uma ligada a introdução da energia solar descentralizada e outra sobre a contratação através de leilões de maneira concentrada. "Então, estamos estudando as duas maneiras de introduzir a solar", observou Tolmasquim. A realização do estudo foi antecipada pela Agência CanalEnergia no final de setembro deste ano.
Segundo Tolmasquim, há condição de começar a introduzir a energia solar no país. Ele lembrou que a fonte ainda é mais cara que as outras, mas que os preços vem caindo rápido nos últimos anos, tendência que deve continuar nos próximos anos. "Então, temos que começar de hoje, claro não contratando em grandes quantidades, mas contratando uma quantidade que permita formar uma massa crítica no setor", frisou.
A entrada da fonte nos leilões de energia nova depende do Ministério de Minas e Energia. Mas o executivo salientou que é a favor de uma contratação de energia solar em pequenas quantidades. Tolmasquim acha que a iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica de estabelecer o net metering, ou seja, a possibilidade de venda de energia, para a geração distribuída deve beneficiar a fonte.
"Mas eventualmente talvez precisa-se de outros tipos de apoio, além dessa questão do net metering. E é isso que na parte descentralizada, a EPE vai analisar e propor", ponderou. (canalenergia)

Nenhum comentário: