domingo, 18 de dezembro de 2011

Protestos de Pescadores japoneses

Após protestos de Pescadores japoneses, Tepco desiste de lançar água de Fukushima no mar
A Tokyo Electric Power Company (Tepco), operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, resolveu ouvir os protestos de pescadores japoneses e desistiu de lançar a água da central ao mar, informou a emissora NHK nesta sexta-feira.
O anúncio foi feito no dia em que o primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, deve divulgar a “parada fria” nos reatores 1, 2 e 3 de Fukushima.
Isso significa que as temperaturas dessas unidades estão estabilizadas abaixo de 100 graus centígrados e que os vazamentos regrediram de forma substancial.
No entanto, a Tepco ainda tem dificuldade para manejar a água radioativa que inunda a usina –que depois é bombeada e reciclada para refrigerar os reatores afetados– diante da falta de espaço para armazenar o líquido extraído das instalações.
É por isso que em 8 de dezembro a companhia anunciou um plano para lançar parte da água, previamente descontaminada, ao mar, o que provocou os protestos da Associação Nacional de Cooperativas de Pesca.
A insatisfação dos pescadores levou a Tepco a cancelar o plano e a anunciar que não lançaria a água ao oceano sem a aprovação prévia do Ministério de Pesca e de outras instâncias do Governo, segundo a NHK.
A emissora também informou nesta sexta-feira que o ministro encarregado de lidar com a crise nuclear visitará a zona afetada no fim de semana para analisar com líderes municipais a gestão das zonas de evacuação ao redor da usina.
O terremoto e o posterior tsunami de 11 de março provocaram na usina nuclear de Fukushima Daiichi o pior acidente nuclear dos últimos 25 anos, o que fez com que mais de 80 mil pessoas fossem retiradas de suas casas e afetou pecuária, agricultura e pesca locais. (EcoDebate)

Nenhum comentário: