segunda-feira, 24 de abril de 2017

Tesla investe em projeto que garantirá energia solar 24h no Havaí

Você já parou pra pensar como ilhas afastadas dos continentes produzem energia elétrica?
Sem dúvida, vale a pena pensar nessa questão porque as principais formas de geração de eletricidade - como as que advém de rios volumosos ou transporte de carvão ou gás – são escassas em locais como esse.
Por esse motivo, não é incomum ver muitos geradores a diesel sendo usados em ilhas, e aqui no Portal Solar você já deve ter aprendido: esse tipo de estrutura, além de custar caro, pode poluir o ambiente.
Nesse contexto, a multinacional Tesla pensou numa solução interessante para resolver esse problema na ilha de Kauai, no Havaí. A empresa criou um projeto que vai gerar e armazenar grandes quantidades de eletricidade a partir de enormes usinas de energia solar.
Porém, vale ressaltar que muitos moradores do Havaí já utilizam placas solares em suas residências, e geralmente toda a estrutura funciona muito bem. No entanto, à noite e durante dias nublados, eles precisam apelar para os geradores a diesel.
Sendo assim, esse projeto de captação de energia solar pretende resolver o problema. Para conseguir armazenar a eletricidade gerada, a Tesla disse que irá utilizar uma enorme bateria, capaz de armazenar a eletricidade produzida durante o dia e em dias limpos e que pode ser usada quando o Sol não aparece.
De acordo com comunicado da empresa, a usina solar de 13 megawatts de capacidade de geração será por 54.978 painéis combinados com 272 baterias, chamadas de “powerpacks”, de 52 megawatt-hora (MWh). Ainda é importante destacar que este será o maior projeto de armazenamento de energia solar do tipo desde que a Tesla comprou outra grande empresa, a Solar City.
A Kauai Island Utility Cooperative (KIUC), uma concessionária local, estabeleceu um contrato de 20 anos com a Tesla com o objetivo de comprar eletricidade por US 0,139 o quilowatt-hora.
Segundo os cálculos realizados pelo KIUC, o novo negócio vai evitar o uso de 6 milhões de litros de combustíveis poluentes por ano - o equivalente a quase duas piscinas olímpicas.
Por fim, vale a pena ressaltar que o sistema de bateria que será utilizado nesse novo projeto de captação de energia solar já foi utilizado com essa mesma função em outra ilha, chamada Ta’u, na Samoa Americana.
Para o Havaí, a instalação das novas placas solares e das baterias de armazenamento representa mais um passo para alcançar seu objetivo de alimentar o estado com 100% de fontes renováveis até 2045. Já para a Tesla, é mais um passo que se abre para o futuro.
(portalsolar)

Nenhum comentário: