terça-feira, 18 de outubro de 2022

Tecnologia para monitorar parques eólicos e solares

Neoenergia utiliza tecnologia para monitorar parques eólicos e solares.
Plataforma SOFIA, desenvolvida com startup e universidade, teve origem no Hackathon Neoenergia na UFRN.

A Neoenergia vem apresentando resultados no uso de uma nova tecnologia desenvolvida pelo tripé de inovação empresa, startup e universidade: é o Software de Incidências Automáticas (SOFIA), que acompanha torres de medições necessárias para viabilidade e operação de parques eólicos e solares da companhia.

De acordo com a companhia, a ferramenta passou a ser utilizada em 2021, após cinco meses de desenvolvimento. Em um ano de uso, a Neoenergia reduziu em 90% os custos utilizados para esse tipo de controle. Por meio de sensores de medição utilizados no SOFIA, as equipes identificam ações como intensidade e direção dos ventos, radiação global e difusa, temperatura, umidade e pressão. Pelo software, é possível ainda ver o mapa com a geolocalização das torres, saber a data de instalação, realizar comparações de funcionamento de equipamentos e acompanhar os projetos e solicitações.

A plataforma foi criada pela área de Renováveis da Neoenergia, em parceria com a Loomi, empresa especializada em soluções digitais, e levou cerca de dois anos para ser finalizada. A ideia do projeto surgiu em 2019, durante o 2º Hackathon Neoenergia, realizado pela Superintendência de Inovação e Sustentabilidade da companhia junto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento faz parte do Programa Universidades, iniciativa global da Iberdrola para incentivar a troca de conhecimento, atrair talentos e reforçar o vínculo com o mundo acadêmico.

Drones e inteligência artificial impulsionam uso de energias renováveis.

Tecnologias devem tornar a operação de parques eólicos brasileiros mais ágeis, baratos e eficientes. (canalenergia)

Nenhum comentário: