Mais acessível e ecológico esse
carro elétrico promete acabar com voos de curtas distâncias.
Embora sejam rápidos, voos de
curta distância, como a ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, emitem
uma grande quantidade de CO2, que chega a ser o dobro do que um
carro médio produz em uma viagem. Buscando uma solução ecológica (e acessível),
designers britânicos desenvolveram um carro elétrico que promete substituir
esse segmento do transporte aéreo.
Dotado de um visual que lembra um carro de brinquedo, o Budget Air Car é um conceito desenvolvido pela Car Design Research (CDR), agência britânica de design em mobilidade futura. Ele comporta até seis passageiros em três fileiras, tem direção autônoma e propulsão elétrica.
Designers criaram os carros elétricos já com os logotipos das companhias aéreas.
A grande ideia por trás do seu
desenvolvimento está no baixíssimo nível de emissão de CO2. Cada
pessoa produziria cerca de 5 CO2 g/km. Isto é, apenas 2% dos 250 CO2g/km
que a mesma pessoa iria produzir caso realizasse o mesmo trajeto de avião.
Dessa forma, um passageiro
poderia fazer 50 viagens de carro com o mesmo impacto ambiental que uma viagem
de avião da mesma distância.
Veículo autônomo e elétrico
comporta seis pessoas em três fileiras.
De acordo com a CDR, como o
foco do Budget Air Car é a eficiência, o trem de força elétrico seria
desenvolvido para viagens de longa distância. Assim, o projeto priorizaria a
autonomia ante a performance.
Para comportar até seis pessoas alocadas em três fileiras, o carro - ainda tratado apenas como um conceito digital - deverá ter 5 metros de comprimento, 1,8 m de largura e 1,5 m de altura.
Conceito tem comprimento semelhante ao Tesla Model X e Volvo XC90.
Países de Europa vão restringir
voos de curta distância
Cerca de 80% dos voos do continente europeu são feitos em trechos de curta distância. Como uma forma de mitigar o CO2 emitido nessas viagens, alguns países da Europa já estão restringindo voos deste tipo.
Em 2021, o parlamento francês
votou por proibir voos internos curtos quando houvesse uma alternativa
ferroviária e a viagem nessa modalidade durasse até 2h30.
Já o governo austríaco decidiu extinguir a principal rota de voo interna, entre a capital Viena e a cidade de Salzburg. Agora, o trajeto é feito de trem e leva cerca de três horas. (autoesporte.globo)
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