A regra não pode ser
implementada sem aprovação da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em
inglês) dos Estados Unidos. Mas está relacionada aos padrões que o governo de
Joe Biden já aprovou no mês passado para eliminar gradualmente caminhões-baú
movidos a diesel, semirreboques e grandes picapes de passageiros. Se a EPA
aprovar a regra da Califórnia, outros estados poderão adotar os mesmos padrões
posteriormente, explica a AP.
As propostas – que efetivamente exigiriam que todos os novos caminhões comerciais fossem elétricos – provocaram críticas da indústria de caminhões, que diz ser impossível cumprir os requisitos. Entretanto, receberam elogios de ativistas, que dizem que a nova regra vai beneficiar comunidades próximas a portos e armazéns movimentados, relata o Washington Post.
A nova regra para caminhões e ônibus foi adotada um dia após o California Air Resources Board (CARB) adotar regulamentos para limitar as emissões de locomotivas a diesel, lembra a Reuters. O estado vai programar as regras mais ambiciosas de emissões sobre as ferrovias dos Estados Unidos, consideradas altamente poluentes.
A decisão histórica do CARB
exige a eliminação de motores de locomotivas ineficientes com mais de 23 anos
até 2030 e o aumento do uso de tecnologias de emissão zero para transportar
carga dos portos e em pátios ferroviários. E também proíbe motores a diesel de
ficarem em marcha lenta por mais de 30 minutos, detalha o Guardian.
A proposta, aprovada por unanimidade, recebeu apoio de ambientalistas e moradores de comunidades atravessadas por ferrovias. Eles destacaram o fardo doloroso colocado sobre as comunidades, deixadas na linha de frente para lidar com taxas mais altas de asma, câncer e outros efeitos devastadores à saúde, junto com o estrondo implacável que sacode os bairros ao longo dos trilhos.
De acordo com os reguladores da Califórnia, as emissões provenientes da queima de óleo diesel respondem por cerca de 70% do risco de câncer dos habitantes do estado, devido à poluição. (biodieselbr)
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