De acordo com dados da ABVE, plug-ins têm 71% do mercado e só em dezembro, as vendas chegaram a 21.634. Em relação a infraestrutura de carregamento, o Brasil atingiu 12 mil pontos de recarga públicos e semipúblicos.
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O Brasil terminou 2024 com um
novo recorde de 177.358 veículos eletrificados leves emplacados de janeiro a
dezembro, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico
(ABVE). O volume representa um crescimento de 89% em comparação com os 93.927
de 2023. Só em dezembro, as vendas chegaram a 21.634.
Esses números, porém, incluem
3.828 micros híbridos recém-lançados no mercado no último trimestre, com
bateria de apenas 12 volts e sem tração elétrica, enquadramento como veículos
eletrificados é questionado pela associação. A ABVE considera como veículos
eletrificados todas as tecnologias disponíveis no mercado brasileiro com algum
grau significativo de eletrificação: os 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in
(PHEV), híbridos puros (HEV), híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex), e micro
híbridos e mild hybrid (MHEV).
Mesmo excluindo esses micros
híbridos, o total de emplacamentos em 2024 ainda supera as previsões da ABVE,
com 173.530 emplacamentos (crescimento 85% sobre 2023), e dezembro bateu um
novo recorde mensal desde o início da série histórica, com 18.942 unidades
vendidas.
“Foi um ano espetacular para a eletromobilidade, um ano de crescimento sustentável e números muito expressivos”, afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Temos muito a comemorar”.
Bastos, no entanto, pontuou que alguns dos chamados micro híbridos que entraram no mercado nos últimos meses não necessariamente entregam ao consumidor e ao meio ambiente uma experiência real de eletromobilidade.
“Teremos de considerar a
separação das estatísticas desses modelos daquelas dos veículos que
efetivamente podem ser considerados eletrificados”, acrescentou. “Para a ABVE,
é importante manter o foco na eletrificação real, ou seja, no crescimento da
nossa indústria, na contribuição ao meio ambiente, nas vantagens econômicas
efetivas e no esclarecimento do consumidor quanto ao que ele pode obter de
retorno de cada uma das tecnologias”.
A partir dos números de
janeiro de 2025 (que serão divulgados no começo de fevereiro), a ABVE deverá
incluir em suas estatísticas mensais de eletrificados apenas os veículos que
atendam a alguns requisitos técnicos mínimos.
Dentre esses requisitos,
serão considerados: voltagem da bateria, tração elétrica, potência mínima da
bateria e contribuição efetiva à redução das emissões de poluentes.
Ainda assim, todas as
categorias de veículos híbridos, mesmo as que não atendam aos requisitos
mínimos, terão suas estatísticas de vendas publicadas mensalmente pela ABVE
Data, porém em tabelas separadas.
“A ABVE cumprirá seu dever de transparência e não deixará de divulgar os números da evolução de vendas das diferentes tecnologias de veículos elétricos e híbridos”, concluiu Bastos. “Nosso objetivo é disponibilizar todas as informações necessárias para que o consumidor saiba o que está comprando e tome a melhor decisão possível”.
Plug-in
O ano de 2024 foi de grande
evolução para o mercado de veículos elétricos plug-in, que incluem os BEV 100%
elétricos e os PHEV híbridos com recarga externa. De janeiro a dezembro, os
plug-in mantiveram a maior participação de vendas do mercado de eletrificados,
com 125.624 veículos, ou 71% do total. Na comparação com 2023, quando foram
vendidos 52.359 veículos elétricos plug-in, houve um crescimento expressivo de
140%.
Só em dezembro foram vendidos
14.889 plug-in, o que representou 69% do total de veículos eletrificados
comercializados no mês. Os PHEV ficaram com 48,6% no mês (10.521), e os 100%
elétricos, com 20,2% (4.368). Já os híbridos sem recarga externa (HEV, HEV flex
e MHEV, incluindo os micros híbridos), ficaram com 29% de participação (51.733), de janeiro
a dezembro de 2024. Esse total representa um aumento de 24% em relação a 2023
(41.568 veículos).
Em dezembro, os HEV
totalizaram 7,5% (1.621), os HEV flex 6,6% (1.426) e os MHEV 17,1% (3.697).
Os números confirmam que o
mercado de veículos elétricos plug-in se encontra em expansão no Brasil,
registrando recordes e maior aceitação dos consumidores.
A ampliação da rede de
infraestrutura de recarga em 2024 colaborou para reduzir as incertezas quanto
ao uso de veículos elétricos em maiores distâncias e viagens mais longas.
Segundo a Tupi Mobilidade, empresa associada da ABVE, no início de dezembro já havia mais de 12 mil pontos de recarga públicos e semipúblicos espalhados por todo o país.
Geografia de eletromobilidade
Em 2024, a eletromobilidade
ganhou força no interior do país, se mantendo em franca expansão nas principais
capitais do país. O estado de São Paulo continuou na liderança da
eletromobilidade no Brasil, com 32% das vendas totais de 2024 (56.819), seguido
pelo Distrito Federal, com 9% (16.061). Em seguida, aparecem Rio de Janeiro,
com 12.841 (7,2%), Paraná, com 12.056 (6,8%) e Santa Catarina, com 11.500
(6,5%).
As cinco cidades que mais
emplacaram eletrificados de janeiro a dezembro de 2024 foram capitais. São
Paulo liderou com 56.819, seguida por Brasília, com 16.061, Rio de Janeiro, com
7.864, Belo Horizonte, com 6.226 e Curitiba, com 6.182.
Sem considerar as capitais, os municípios que mais venderam eletrificados em 2024 estão em sua maioria no interior do estado de São Paulo. Campinas lidera, com 3.502 veículos, seguida por Ribeirão Preto (SP), com 1.487, Cariacica (ES), com 1.393, Uberlândia (MG), com 1.174 e Barueri (SP), com 1.123. (pv-magazine-brasil)
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