Costa Rica lidera em
participação, com 15% das vendas de carros sendo EVs em 2024. Uruguai e
Colômbia também superaram os 7% de participação. No geral, a América Latina
dobrou a presença de EVs, chegando a 4% do total de vendas automotivas na
região.
Na região, o México se destaca pelas exportações, segundo o último relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), intitulado Global Electric Vehicle Outlook 2025.
A Agência Internacional de Energia (IEA) divulgou o relatório intitulado Global Electric Vehicle OutloUruok 2025, no qual, além de apontar que globalmente as vendas de carros elétricos ultrapassaram 17 milhões em 2024, um aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior, na América Latina, Brasil, Costa Rica, Uruguai e Colômbia lideram a venda de veículos elétricos.
Na América Latina, tanto o
volume de vendas quanto a penetração de carros elétricos dobraram em vários
países, com uma participação de mercado regional de 4% em 2024.
Brasil
O
Brasil liderou a região com quase 125.000 unidades vendidas, mais que o dobro
do número de 2023, e elevou a participação dos carros elétricos no mercado para
6,5%.
Costa Rica, Uruguai e
Colômbia
Costa Rica, Uruguai e
Colômbia também registraram participações de vendas em circulação, com
percentuais em torno de 15%, 13% e 7,5%, respectivamente.
Iniciativas como incentivos
fiscais para a aquisição de carros elétricos permitiram que as vendas na
Colômbia e na Costa Rica dobrassem em 2024. No caso da Colômbia, também foi
proposto um aumento nas tarifas de importação para todos os veículos híbridos
até o final de 2024, para incentivar uma maior adoção de veículos elétricos
puros (BEVs). Em ambos os países, mais de 70% dos carros elétricos vendidos
vieram da China. Em particular, as importações chinesas para a Colômbia mais do
que triplicaram em 2024, enquanto as de outros países aumentaram apenas 30%.
De acordo com a IEA, esse
crescimento se deve principalmente, além de incentivos governamentais, como
incentivos fiscais, à redução das taxas de registro, à flexibilização das
restrições de tráfego para veículos elétricos e aos preços relativamente altos
dos combustíveis fósseis.
México e EUA
Em 2024, o México se tornou o
maior parceiro comercial de carros elétricos nos Estados Unidos, com
exportações líquidas para aquele país atingindo 145.000 veículos. As
importações do México triplicaram em relação a 2023, respondendo por mais de
dois terços da produção mexicana.
Esse aumento foi impulsionado
principalmente pelos fabricantes de equipamentos originais (OEMs) dos EUA
(responsáveis por 70% das exportações do México para os Estados Unidos) e OEMs
japoneses (20%).
As vendas globais de carros
elétricos ultrapassaram 17 milhões de unidades em 2024, um aumento de mais de
25%. O aumento de 3,5 milhões de unidades em relação a 2023 supera o número
total de carros elétricos vendidos em todo o ano de 2020.
A China manteve sua posição de liderança entre os principais mercados, com mais de 11 milhões de veículos elétricos vendidos, um número superior às vendas globais há apenas 2 anos.
O crescimento global foi temperado pela estagnação na Europa, onde a remoção ou redução de subsídios em vários mercados importantes e a estabilidade das metas da União Europeia para carros entre 2023 e 2024 influenciaram o ritmo de vendas. Nos Estados Unidos, as vendas continuaram a subir, embora o ritmo de crescimento tenha sido de cerca de um quarto do ano anterior. Fora desses três principais mercados, as vendas atingiram um recorde, com um aumento de cerca de 40% e um total de 1,3 milhão de unidades, aproximando-se de 1,6 milhões. (pv-magazine-brasil)
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