sábado, 12 de julho de 2025

Brasil dobra vendas de eletrificados e lidera avanço da América Latina

Nosso mercado lidera a região com 125 mil plug-ins vendidos em 2024, aponta relatório da IEA.
O Brasil fechou o ano de 2024 com um resultado expressivo na transição para a mobilidade elétrica. Segundo o relatório Global EV Outlook 2025, da Agência Internacional de Energia (IEA), o país mais do que dobrou as vendas de veículos eletrificados plug-in – ou EVs, que incluem tanto os 100% elétricos (BEV) quanto os híbridos plug-in (PHEV).

Ao todo, foram cerca de 125 mil unidades vendidas, o que representa um crescimento superior a 100% em relação a 2023. Com isso, os eletrificados plug-in alcançaram uma participação de 6,5% nas vendas de carros novos no Brasil, frente a 3,2% no ano anterior. Esse desempenho colocou o país como líder em volume absoluto de vendas de EVs na América Latina.

Vendas de VEs (BEV + PHEV) – América Latina em 2024

País

Vendas

Market share VE %

Crescimento x 2023

Brasil

125.000

6,5%

+100%

Costa Rica

~8.000

15%

+60%

Uruguai

~6.000

13%

+50%

Colômbia

~10.000

7,5%

+90%

México

~15.000

~2%

+70%

Global EV Outlook 2025 – IEA.

China dominando o fornecimento

Principais fatores por trás da explosão das vendas no Brasil foi a chegada massiva de veículos chineses mais acessíveis. Estudo da IEA aponta que 85% dos EVs vendidos no Brasil em 2024 vieram da China, com destaque para marcas como BYD, GWM, Chery e JAC.

JAC e-JS1 concessionaria (BR)
Brasil dobra vendas de eletrificados e lidera avanço da América Latina
Além do preço competitivo, a presença chinesa foi favorecida por uma isenção temporária do imposto de importação – benefício que começou a ser retirado gradualmente em 2024 e deve ser extinto até 2026.

Queda no preço e mais opções

A redução do preço médio dos EVs no Brasil também foi notável. Em 2023, o valor médio de um BEV superava em mais de 100% o de um carro a combustão. Em 2024, essa diferença caiu para cerca de 25%, segundo a IEA.

A entrada de modelos como BYD Dolphin, GWM Ora 03 e JAC E-JS1 foi determinante para esse avanço, oferecendo EVs abaixo de R$ 150 mil e ampliando o acesso ao público.

Produção local e novos investimentos

Com o fim das isenções de importação se aproximando, as montadoras chinesas já iniciaram investimentos em fábricas no Brasil. A BYD deve iniciar a produção do SUV Song Pro híbrido plug-in flex em Camaçari (BA) ainda em 2025, enquanto a GWM também prepara linha de produção em Iracemápolis (SP).

Esses movimentos indicam uma tendência de nacionalização da oferta de EVs, com produtos adaptados ao mercado brasileiro – incluindo tecnologias como o motor bicombustível e versões híbridas recarregáveis.

Os SUVs da Jaecoo também estão à venda no Uruguai

América Latina segue em expansão

O Brasil é o principal motor do crescimento regional, mas outros países da América Latina também demonstram forte avanço:

• Costa Rica lidera em participação, com 15% das vendas de carros sendo EVs em 2024.

• Uruguai e Colômbia também superaram os 7% de participação.

No geral, a América Latina dobrou a presença de EVs, chegando a 4% do total de vendas automotivas na região.

Assim como no Brasil, o papel das montadoras chinesas foi decisivo em mercados como México, Colômbia e Uruguai, onde os EVs chineses representaram mais de 70% das vendas.

Desafios: infraestrutura e políticas públicas

Apesar do crescimento acelerado, o relatório da IEA aponta que o Brasil ainda enfrenta desafios estruturais importantes:

• A infraestrutura de recarga pública é limitada, especialmente fora dos grandes centros urbanos.

• Faltam políticas públicas nacionais coordenadas, com incentivos estruturais e metas claras de eletrificação.

A produção local de baterias, motores e componentes ainda está em estágio inicial.

Brasil lidera intenção de compra de veículos elétricos na América Latina

Projeções para 2025

Mesmo com incertezas econômicas e mudanças regulatórias, a expectativa da IEA é positiva para os EVs no Brasil e na América Latina. A agência projeta que os mercados emergentes fora da China devem crescer 50% em 2025.

Com base nesse ritmo, o Brasil pode superar 200 mil EVs vendidos em 2025, reforçando sua posição como líder regional da mobilidade elétrica plug-in. (insideevs)

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