A principal inovação deste
veículo está na forma como ele recupera sua energia. Em vez de conectá-lo a um
carregador por horas, o Oshan 520 tem sua bateria completamente substituída em
apenas 100 segundos, tempo comparável ao de um abastecimento convencional.
Publicidade
As baterias Choco-SEB, apresentadas pela CATL em dezembro passado, receberam este nome devido ao formato dos módulos, que lembram barras de chocolate, e à sigla Swapping Electric Blocks. A tecnologia representa uma nova abordagem para a mobilidade elétrica.
Expansão da infraestrutura
A CATL planeja implantar 30
mil estações de troca compatíveis em toda a China, sendo mil delas ainda em
2025. Na cidade de Chongqing, já existem 34 estações ativas, com previsão de
instalação de outras 16 nos próximos meses.
Cada estação pode armazenar
até 48 pacotes de baterias e funciona como unidade de armazenamento de energia
distribuída. Coletivamente, essas estações poderão armazenar até 33,6 milhões
de kWh, integrando-se às redes elétricas e sistemas solares para equilibrar a
demanda energética.
O primeiro lote do Changan Oshan 520 será utilizado por uma empresa de táxis, aproveitando a praticidade do sistema de troca rápida. O modelo é equipado com baterias de 56 kWh e motor elétrico de 105 kW, equivalente a 141 cavalos de potência.
China lança carro elétrico que troca bateria em 100 segundos
Sedã da Changan estreia com
sistema de battery swap da CATL, eliminando a necessidade de recarga.
Ciclo de vida sustentável
Um diferencial importante do
sistema Choco-SEB é o gerenciamento completo do ciclo de vida das baterias. Uma
plataforma baseada em nuvem monitora em tempo real cada bateria e célula
individual, permitindo manutenção preditiva e análise de degradação.
Quando as baterias atingem
capacidade reduzida para uso veicular, são reaproveitadas em aplicações
estacionárias, como armazenamento na rede elétrica, energia de backup ou
estações de carregamento. Este processo maximiza a utilidade de cada unidade
produzida.
Ao final da vida útil, a
CATL, através de sua subsidiária Brunp, recupera 99,6% do níquel, cobalto e
manganês e 91% do lítio das baterias usadas. Em 2023, a empresa reciclou
aproximadamente 100 mil toneladas de baterias, produzindo 13 mil toneladas de
carbonato de lítio.
A capacidade atual de
reciclagem da CATL é de 270 mil toneladas por ano, com meta de atingir 1 milhão
de toneladas para atender à crescente demanda do mercado de veículos elétricos.
Os materiais recuperados são reincorporados na produção de novas baterias.
O Oshan 520 oferece autonomia declarada de 520 quilômetros no ciclo de medição chinês CLTC. Suas dimensões são generosas, com 4,77 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,47 metro de altura, complementadas por um entre-eixos de 2,76 metros.
No mercado chinês, o sedã tem preço inicial de 166.800 yuans, aproximadamente €$ 20.350 ou R$ 130 mil. Este valor o posiciona como alternativa competitiva no segmento de sedãs elétricos de médio porte. (ig)
Nenhum comentário:
Postar um comentário